O que fazer em caso de acidentes domésticos com fogo

O que fazer em caso de acidentes domésticos com fogo

Saiba o que fazer em caso de acidentes domésticos com fogo e veja dicas de primeiros socorros que podem evitar complicações. Nessa matéria iremos…

Por Isabella Moretti em 11/08/2015

Saiba o que fazer em caso de acidentes domésticos com fogo e veja dicas de primeiros socorros que podem evitar complicações. Nessa matéria iremos falar um pouco sobre o risco de sofrer queimaduras em casa, quais cuidados devem ser tomados e medidas preventivas.

O que fazer em caso de acidentes domésticos com fogo. (Foto Ilustrativa)

As pessoas estão expostas ao perigo em todos os lugares, inclusive em casa. Existe riscos de intoxicação, choque elétrico, cortes, quedas e asfixia. Também há uma grande incidência de acidentes com fogo, que resultam em queimaduras e podem deixar cicatrizes para toda a vida.

Leia mais: Intoxicação por medicamentos: primeiros socorros

O que fazer em caso de acidentes domésticos com fogo

Diversas pesquisas mostram que os acidentes domésticos representam a principal causa de morte infantil nos países industrializados, ou seja, cerca de 40% das fatalidades envolvendo crianças de 1 a 14 anos. Outra constatação também impressiona: 90% dos acidentes que acontecem no lar podem ser prevenidos com medidas simples.

Com fogo não se brinca. (Foto Ilustrativa)

Existem diversos tipos de acidentes envolvendo fogo, como derrubar uma panela de água fervendo na pele, encostar o braço em um recipiente quente ou incendiar algum cômodo. Na maioria dos casos, o perigo mora mesmo na cozinha.

Nos tópicos abaixo você vai entender melhor o que fazer em caso de acidentes domésticos com fogo.

Primeiros socorros em casos de queimadura

O acidente doméstico com fogo tem uma consequência óbvia: a queimadura. Esse tipo de ferimento pode se manifestar em maior ou menor gravidade. No ferimento de primeiro grau, a pele fica apenas avermelhada e ardendo. No segundo, há a formação de bolhas com líquido. Por fim, no terceiro, a pele tem suas camadas superficiais totalmente destruídas.

Veja também: Acidentes com raios: primeiros socorros

Lave bem a região queimada com água fria. (Foto Ilustrativa)

Em todo caso, é preciso tomar as seguintes medidas de primeiros socorros:

1. A região afetada deve ser colocada embaixo da água fria, por 15 minutos. Esse método ajuda a resfriar a pele e alivia a dor.

2. Não esfregue qualquer tipo de produto pele machucada (nada de manteiga, pasta de dente ou pomada).

3. Seque a pele cuidadosamente com uma toalha.

4. Cubra a queimadura com gaze.

No caso da queimadura de terceiro grau, que é a mais grave, o recomendado é tomar as medidas citadas acima e depois levar a vítima ao pronto socorro o mais rápido possível.

Como prevenir?

Existem formas de prevenir acidentes domésticos com fogo. (Foto Ilustrativa)

Para evitar queimaduras: é muito importante colocar protetores ao redor dos objetos quentes. Na hora de manusear panelas e frigideiras, vale a pena usar luvas antitérmicas.

Para evitar incêndios: Preocupe-se em ter espaços bem ventilados, não fume dentro de casa e não use equipamentos em mau-estado.

Saiba mais: Queimaduras: como tratar?

Agora que você já sabe o que fazer em caso de acidentes domésticos com fogo, coloque as dicas em prática se houver necessidade e adote as medidas de prevenção. No mais, continue acompanhando as publicações do Mundo das Tribos e veja outras recomendações de primeiros socorros.

 

Top