Como evitar conflitos em família no final do ano

Dezembro é um mês repleto de alegria, felicidade e harmonia, não é? Deveria ser, pois as festas de final de ano são realizadas para…

Por Editorial MDT em 26/12/2011

Com tantas pessoas diferentes, é difícil evitar que existam conflitos em família (Foto: Divulgação)

Dezembro é um mês repleto de alegria, felicidade e harmonia, não é? Deveria ser, pois as festas de final de ano são realizadas para que haja a confraternização entre as pessoas. No entanto, em algumas famílias acontece o oposto, pois sempre há um parente que não se dá bem com outro e as brigas acabam surgindo. Para que o clima na sua festa não fique chato, saiba como evitar conflitos da família no final do ano.

Como o final do ano é uma época de confraternizações, esse é o período oportuno para as pessoas aprenderem a ser mais tolerantes umas com as outras. Por isso, antes de chamar aqueles parentes que você sabe que darão problemas, converse com eles a respeito disso, dizendo para que eles não se metam em discussões pelo menos nessa data comemorativa e que, se eles não se gostam, nem fiquem perto um do outro.

Os parentescos são inúmeros em uma festa de final de ano: marido e esposa, sogra e nora, sogro e genro, primos, tios e cunhados. Portanto, são muitas pessoas diferentes participando do mesmo círculo familiar e é natural que existam diferenças entre elas. Entretanto, também sempre existe uma pessoa que é mais calma e que sabe resolver os problemas. Por isso, eleja-a para apaziguar os ânimos se alguma discussão acontecer. Assim, você poderá ficar mais calma quando perceber que os olhares estão se cruzando de modo estranho na sua festa.

É preciso conscientizar os familiares de que essa é uma época de paz, alegria e harmonia (Foto: Divulgação)

Um discurso no meio da festa é interessante. Sendo assim, você ou qualquer outra pessoa pode fazê-lo de modo a unir as pessoas da sua família, falando sobre a paz e a harmonia que fica no ar nessa época do ano e sobre a felicidade que seria na família, se todos os seus membros pudessem confraternizar com alegria e sem brigas. Esse é um modo de conscientizar quem costuma causar confusões e fazer com que haja mais amizade na sua família.

Algo que faz com que os ânimos fiquem exaltados são as bebidas alcoólicas. Sendo assim, não deixe que aquelas pessoas que costumam discutir bebam demais, ou a sua festa vai por água abaixo. Então, não deixe muitas bebidas à vista para não provocar brigas desnecessárias.

O excesso de bebida alcoólica é uma das causas dos conflitos familiares (Foto: Divulgação)

Os conflitos em família existem em quase todos os lares. Por isso, não deixe que eles abalem as festas de final de ano tendo muita paciência, jogo de cintura e retórica para fazer com que os seus parentes não causem desconfortos desnecessários, em um momento que deve ser de muita paz, alegria e harmonia.

 

 

Top