Isabella Moretti 11/09/2017 Bem Estar

O filtro é um elemento importante na rotina das pessoas, afinal, ele que proporciona água livre de impurezas para o consumo. Disponível em várias versões, ele pode apresentar sua estrutura feita de barro ou plástico, material este que mantém contato direto com a água.

Existem inúmeros tipos de filtros de água (Foto: Divulgação)

Como a água é filtrada?

Com um sistema mais simples do que o purificador moderno, o filtro funciona através de uma vela que impede a passagem de resíduos e torna a água potável apropriada para ser ingerida. Com uma estrutura simples e básica, o filtro apenas remove a sujeira que pode afetar a água, mas não se compromete em reduzir a quantidade de cloro e bactérias.

A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo (Foto: Divulgação)

Importância do consumo de água limpa

É importante que o indivíduo consuma dois litros de água ao dia, portanto, vale a pena se preocupar com a conservação e limpeza do filtro usado pela família. Quando a manutenção é realizada adequadamente, as pessoas desfrutam de uma água pura, de qualidade e visualmente bem tratada.

Para que o filtro possa ter o desempenho esperado, é fundamental que a fonte da água ofereça o devido tratamento ao líquido, no caso seria a rede pública de saneamento que atua no município.

O filtro de barro pode acumular sujeira que afeta a saúde, por isso é importante limpá-lo.

Como limpar o filtro de água?

  1. Como as velas que fazem a filtração retêm partículas, é importante retirá-las para fazer uma limpeza. No caso do abastecimento por caixa d’água, é possível eliminar a sujeira acumulada na vela com um intervalo de tempo maior. Mas, existem fontes que não são tão confiáveis, o que acaba obrigando uma limpeza semanal das velas.
  2. Para remover todas as impurezas que possam interferir na qualidade da água, procure lavar o filtro pelo menos uma vez por semana. No caso de um aparelho de plástico, use um pouco de sal para esfregar o seu interior. A limpeza do filtro de barro também pode contar com uma ajuda caseira, basta friccionar uma casca de limão no interior, em seguida lavar com água.
  3. A lavagem das velas e do filtro pode ser feita também com o uso de uma bucha e detergente neutro inodoro. Depois do enxague, misture água com um pouco de água sanitária para efetuar a desinfecção das velas, deixando-as de molho fora do filtro por aproximadamente 10 minutos. Para quem usa galão no aparelho, é necessário também limpar o suporte periodicamente para não acumular lodo.

 

Com o filtro limpo, a água fica ideal para o consumo.

Os perigos de um filtro sujo

Beber água é fundamental para a vida dos seres humanos, porém, não é qualquer água, mas uma água de qualidade e o filtro desempenha importante função na limpeza da água. O filtro de carvão ativado que é usado em filtros de barro é o mais indicado para a saúde. Veja o que a água contaminada pode fazer para a sua saúde:

– Pode causar infecções por causa de fungos e protozoários;

– Aumenta as chances de diarreia;

– Em casos de contaminação, desencadeia dores de barriga, náuseas e vômito.

Faça a higienização do filtro com frequência e consuma uma água mais saudável.

 

Outros artigos

Dicas Para Engordar com Saúde

15/03/2010

Dicas Para Engordar com Saúde

Essa matéria foi elaborada especialmente para as pessoas que precisam ganhar peso, sendo que quando nossos médicos falam que é necessário ganharmos um pouco de p...

Brincadeiras em Grupo Infantil

24/06/2011

Brincadeiras em Grupo Infantil

Não há nada melhor que poder se divertir, principalmente na infância, por esse motivo as crianças sempre estão em busca de novas brincadeiras para que possam ter...

Centrifugas de Sucos Onde Comprar

10/05/2011

Centrifugas de Sucos Onde Comprar

Hoje em dia as pessoas vivem com presa e fazendo quase tudo “na correria”. Dessa maneira dificilmente conseguem cuidar da sua própria saúde, e se atentar no quan...