Como lidar com pessoas viciadas em compras

O impulso de comprar  é um tipo de comportamento não adequado e incorreto, quando passa ao estado de vício, a própria pessoa tem ciência de sua…

Comprar pode ser vício (Foto: Divulgação)

O impulso de comprar  é um tipo de comportamento não adequado e incorreto, quando passa ao estado de vício, a própria pessoa tem ciência de sua condição e é algo que ela não gostaria de fazer, mas com o forte impulso, acaba fazendo.

O viciado em compras acaba sofrendo com seu problema, embora após a compra ele sinta alívio imediato, logo vem a culpa por ter feito algo errado e essa tristeza pode acabar impulsionando a novas compras, se tornando um círculo vicioso do qual os oniomaníacos não tem controle. Oneomanía é o termo que se usa para denominar pessoas que são viciadas em compras e essa doença hoje atinge 3% da população no Brasil e 5% da mundial.

Como lidar com viciados em compra

Pessoa viciada em comprar sapato (Foto: Divulgação)

Se uma pessoa próxima a você é um viciado em compras e acaba estourando o orçamento todo mês, é hora de conversar com ela e oferecer ajuda, uma opção é retirar os cartões de crédito e prestar consultoria sobre os gastos.

Uma ideia criativa é presentear o viciado em compras com um porquinho para juntar dinheiro, é uma forma lúdica e carinhosa de demonstrar apoio e tentar ajudar ao mesmo tempo.

Quando o comprar pode ser vício

Comprar pela internet também pode ser vício (Foto: Divulgação)

O sistema capitalista induz ao consumo e muitas pessoas se sentem bem ao adquirir novos produtos (em lojas reais ou virtuais), o vício em comprar pode surgir da tentativa de preencher um vazio, uma frustração, uma perda e até mesmo aliviar estados de depressão, no entanto é preciso ficar atento e perceber quando o ato de torna vício:

Leia Também:  Pacotes de viagens Londres e Paris 2012-2013

– Preocupação excessiva com as compras, o pensamento de comprar faz parte da rotina das pessoas;

– Se estiver triste, a pessoa usa a compra como remédio;

– Comprar mesmo sem dinheiro, usando cartão de crédito ou cheques;

– Se sentir culpada após as compras, ficar triste e deprimida.

Mulheres e compulsão por compras

As mulheres são o alvo mais fácil para as tentações das compras, mesmo sem dinheiro, elas usam o crédito para levar para casa produtos do desejo momentâneo. A maioria das mulheres não consegue controlar as despesas dos cartões de créditos e nunca juntam dinheiro.

Top