Papai Noel: quando contar a verdade

O papai Noel faz parte da vida das crianças de todo o mundo. O problema é que chega um momento em que é preciso…

Por Editorial MDT em 12/12/2012

O papai Noel faz parte da vida das crianças de todo o mundo. O problema é que chega um momento em que é preciso deixar de acreditar nessa lenda. Mas como saber quando é a hora de contar a verdade? É necessário que os pais percebam quando é o momento certo de contar para a criança que papai Noel não existe. Saiba mais sobre o assunto.

A partir dos 6 anos a criança pode saber a verdade sobre o papai noel. (Foto: divulgação)

Papai Noel está chegando

As crianças crescem acreditando que no Natal o papai Noel desce pela chaminé e deixa os presentinhos na árvore de Natal. Infelizmente, o encanto não dura para sempre, mas segundo especialistas, preservar essa magia, fazendo com que acredite em papai Noel faz bem às crianças.

Os pais devem incentivar a crença das crianças para essa lenda. Segundo psicólogos, acreditar em papai Noel estimula a imaginação e a criatividade, além de despertar valores como amor ao próximo, solidariedade e bondade. Ao transformar os sonhos em realidade, esse personagem proporciona felicidade, esperança e encanto. Tudo isso é o que uma criança precisa para ser feliz.

A criança deve saber a verdade sobre o papai noel na hora certa. (Foto: divulgação)

Veja também o que fazer quando a criança deixa de acreditar em papai Noel

Quando contar a verdade sobre o papai Noel

1.  Para desfazer esse mito, o correto é esperar que a criança pergunte. Isso começa a acontecer por volta dos 6 anos, quando ela começa a desenvolver um pensamento mais lógico e questiona sobre a existência do papai Noel;

2. Os pais devem contar a verdade nesse momento, pois o filho já está pronto para isso. É necessário que isso aconteça de forma natural para que a fantasia não deixe de existir antes do momento certo;

3. O papai Noel deve ser comparado aos heróis de historinhas, para que a criança entenda que mesmo eles não sendo reais,  podem permanecer na nossa imaginação e no nosso coração para sempre;

4. Quebrar o encanto sobre o papai Noel mostra para a criança que o Natal não é simplesmente um momento de trocar presentes, mas que é um momento de união e carinho entre a família.

Acreditar em papai Noel estimula a imaginação e criatividade da criança. (Foto: divulgação)

Veja também papai Noel, origem, tradição e história 

O mais importante é transmitir para as crianças o significado real do espírito de Natal. É preciso que ela entenda que o Natal é um momento de confraternização familiar, porém, no momento certo. As crianças podem ajudar os pais a montar a árvore de Natal, preparar os presentes para que ela vivencie os verdadeiros valores do Natal. Portanto, conte para seu filho a verdade sobre o papai Noel quando ele realmente estiver preparado.

Top