Como lidar com pessoas sem maturidade

Muitas vezes conhecemos pessoas que são encantadoras, mas que possuem um comportamento infantilizado, o que torna difícil a convivência. Seja amigo, paquera ou até mesmo…

Lidar com alguém imaturo pode ser um verdadeiro sacrifício

Muitas vezes conhecemos pessoas que são encantadoras, mas que possuem um comportamento infantilizado, o que torna difícil a convivência. Seja amigo, paquera ou até mesmo namorado, a imaturidade pode atrapalhar qualquer tipo de relação e fazer da companhia da outra pessoa, um verdadeiro sacrifício.

Como identificar uma pessoa imatura

A Síndrome de Peter Pan é fácil de ser identificada, pois o perfil dessas pessoas costuma ser bastante característico. Quando adolescente, os imaturos costumam enxergar um verdadeiro abismo ao pararem para pensar na responsabilidade de se tornar um adulto.

Geralmente alimentam fantasias de se tornarem ricos apostando na loteria e por isso deixam de trabalhar, sonham em se casar com alguma milionária para serem bancados por ela e vivem em um mundo completamente utópico, na maioria das vezes, contando com a presença da mãe, que exerce o papel de protetora.

Quando adultos, costumam aparentar e se comportar como se tivessem dez anos a menos de sua idade real, costumam atrair os olhares do sexo oposto por apresentarem um estilo divertido e aventureiro de viver. Geralmente dedica boa parte do tempo cuidando do corpo, seja malhando, nadando, lutando ou fazendo qualquer outro tipo de atividade física.

Raramente o indivíduo imaturo tem dinheiro (a menos que os pais o sustentem) e está sempre com o telefone cortado, sem grana para sair e pede fiado para os amigos. O problema é que, quando está com a carteira cheia, costuma esbanjar nos gastos, sem se importar com as consequências.

Se relacionando com alguém imaturo

Infelizmente o modo de vida intenso e irreverente o torna atrativo, e o alvo preferido de sua conquista são as mulheres decididas e independentes. Costuma ser bastante sensual e erótico. Nada é capaz de satisfazê-lo e sempre as coisas não estão bem, a menos que toda a atenção disponível seja voltada completamente para ele.

Continuar Lendo  Curso gratuito de sapateado, Paulínia

Veja também: Falta de confiança no namoro: o que fazer.

O imaturo geralmente sempre está sem grana

Esse tipo de pessoa não consegue sentir empatia, não percebendo a dor do próximo. É muito indeciso e quando está namorando busca se libertar incessantemente, porém quando está sozinho só pensa em reconciliar. Faz intensas juras de amor e se diz a pessoa mais fiel do mundo, mas os imaturos geralmente acabam pulando a cerca. O pior é que a namorada acaba sendo tratada como uma irmã ou amiga, pois ele conta para ela todos os detalhes de suas paqueras, sem perceber o quanto a está magoando.

Veja também: Brigas no relacionamento: como lidar.

Como lidar com esse tipo de pessoa

Quando o assunto é relacionamento conjugal, o mais indicado é manter distância de pessoas com esse perfil, até porque os riscos de acabar se apaixonando são grandes. Contudo, nos casos em que a paixão já existe ou quando a pessoa imatura é algum amigo ou irmão e há o desejo de estimulá-lo a se tornar uma pessoa melhor, algumas medidas podem ser tomadas.

A psicoterapia promete bons resultados a longo prazo

O mais recomendado é sentar para conversar (essa tarefa pode ser muito difícil) e apontar os vários pontos bons da vida que ele está perdendo tomando as atitudes imaturas. Em seguida, vale a pena estimular a empatia e pedir para que ele se imagine no lugar das pessoas que tem magoado. Vale ressaltar que, se não houver nele a vontade de mudar, de nada vai adiantar sentar para ter essa conversa. Uma excelente dica é sugerir acompanhamento psicológico, que apresenta excelentes resultados a longo prazo.

Top