Como Funciona ProUni

Como Funciona  ProUni Todos os anos milhares de jovens se formam no ensino médio e ingressam em uma faculdade, quase 90 por cento dos…

Como Funciona  ProUni

Como Funciona  ProUni

Todos os anos milhares de jovens se formam no ensino médio e ingressam em uma faculdade, quase 90 por cento dos jovens tem o sonho de concluir o ensino superior, porém alguns acabam desistindo do mesmo por falta de condições financeiras, pensando nisso o governo juntamente com o ministério de educação criaram alguns programas que podem ajudar e muito jovens e adultos que gostariam de ingressar em um curso de nível superior.

Estamos falando do ProUni  Programa Universidade para Todos, um programa criado no ano de 2004 um programa que como o próprio nome diz oferece bolsas de estudos em cursos de níveis superiores para pessoas que não tem condições de pagar a mesma.

Porém o que muitos jovens não sabem é como funciona o programa, por isso confira como é o funcionamento do mesmo, para que você possa concorrer as bolsas de estudos primeiramente você ter feito a prova do ENEM Exame Nacional do ensino médio, e ter atingido a pontuação mínima exigida pelo MEC, e posteriormente se inscrever no ProUni.

Porém para que você possa fazer essa inscrição deverá preencher alguns requisitos básicos como ter cursado o ensino médio completo ou parcial em escola publica e ou completo ou parcial no ensino privado com bolsa integral. E ter renda familiar de 3 salários mínimos ou menos. Pessoas com deficiência física também podem se inscrever  no programa.

A seleção é feita da seguinte maneira, o estudante escolhe o curso e também a instituição que deseja estudar, com até 5 opções diferentes de instituição, posteriormente o cadastro passara por uma confirmação das informações cadastradas e também a apuração da nota do ENEM, e em seguida os candidatos serão encaminhados a processos seletivos. O ProUni ainda oferece para os candidatos uma segunda chance em caso de reprovação em qualquer  fase.

Leia Também:  ProUni 2015 inscrições e vagas

Espero que você tenha gostado deste artigo e encontrado todas as informações necessárias sobre o programa Universidade para Todos, e possa ter esclarecido possíveis duvidas, não deixe de conferir outros artigos relacionados ao ProUni que estaremos atualizando em breve, e volte sempre ao Mundo das Tribos!

Top