07 de novembro: dia do radialista

07 de novembro: dia do radialista

O radialista é o profissional responsável por realizar as transmissões por meio do rádio. Desde 2006, o dia 7 de novembro foi escolhido como…

Por Élida Santos em 07/11/2011

O radialista é o profissional responsável por realizar as transmissões por meio do rádio. Desde 2006, o dia 7 de novembro foi escolhido como a data em que os brasileiros comemoram o Dia do Radialista. A profissão atrai cada vez mais pessoas de todo o país que pretendem trabalhar na área. O mercado de trabalho é disputado, com muitos profissionais para pouco espaço de atuação, no entanto essa dificuldade não faz com que menos pessoas escolham o curso de Rádio, TV e Multimídia (curso que capacita o radialista, e profissionais que pretendem trabalhar com a comunicação na TV e Internet), ou até mesmo de Radialismo

O profissional graduado em Comunicação Social com habilitação em Radialismo adquire conhecimentos no decorrer do curso para atuar em quatro mercados: o universo institucional e do terceiro setor; a indústria da cultura (jornalismo em rádios e televisões comerciais); a pesquisa científica a área de multimeios e audiovisual digital e a docência, habilitando o profissional a lecionar em cursos do seguimento.

Durante o curso são ministrada disciplinas que ensinam técnicas de sonoplastia, operação de mesa de som, edição de áudio, criação de roteiros para produções radiofônicas, locução e técnicas de fala, entre outros conhecimentos que são adquiridos durante o curso, que possui de 3 a 4 anos dependendo da grade da instituição de ensino superior.

Para se tornar radialista é necessário ter boa comunicação verbal e escrita, a pessoa também deve gostar de ler e escrever tem que saber trabalhar em equipe e estar sempre bem informado, acompanhando telejornais, além de ler informativos. Depois de formado o profissional deve cultivar uma vasta agenda de contatos, pois será necessário ter uma boa rede de relacionamento para a produção de seus programas.

Repórter Esso

Não tem como falar de radialista sem lembrar do lendário Repórter Esso, esse foi o primeiro programa jornalístico do rádio Brasileiro que não somente lia as notícias recortadas dos jornais impressos, eram realizadas produções noticiosas pensando na produção radiofônica.

Os locutores que mais fizeram sucesso na produção do radio brasileiro foram: Gontijo Teodoro, Luiz Jatobá e Heron Domingues. O programa era marcado por suas críticas a determinados setores da sociedade e a lideranças políticas. O sucesso foi tão grandioso que quando a TV chegou ao Brasil a produção passou a ser exibida na televisão, ainda com jeito de produto radiofônico, mas continuou sendo um sucesso de audiência.

Top