Você está em: MundoDasTribos > Notícias> Como fazer uma estufa para plantas

Como fazer uma estufa para plantas

Por Andre

As estufas são estruturas que têm o objetivo de acumular e conter o calor em seu interior, sendo uma ótima opção para quem gosta de ter muitas plantas em casa, já que auxiliam no crescimento saudável das mudas, deixando o seu jardim ainda mais completo e bonito. Confira nossa matéria e aprenda Como fazer uma estufa para plantas.

As estufas servem para auxiliar no crescimento e no desenvolvimento das plantas

Como fazer uma estufa para plantas

Elas protegem as mudas de mudanças bruscas na temperatura e também de alguns insetos, que podem atacar as plantas e matá-las antes mesmo que se desenvolvam. No interior da estufa, o calor é mantido maior do que ao seu redor, devido à pouca ventilação da estrutura. Essa fonte de calor pode ser o próprio sol ou uma fonte elétrica.

Existem vários tipos de estufas para plantas, desde as menores, montadas em casa, até as enormes, normalmente usadas por grandes agricultores em suas fazendas e plantações. Mas para você fazer uma estufa caseira, não é preciso gastar nenhuma fortuna e nem sair abrindo buracos pela residência. Até quem mora em apartamentos pode ter uma pequena estufa.

Mini-estufas

Quem mora em apartamentos pode fazer uma estufa até mesmo com um pequeno aquário

Quem mora em apartamentos ou em uma casa pequena, sem quintal, pode utilizar a própria estrutura da residência para funcionar como uma estufa. As lavanderias envidraçadas ou as varandas fechadas com vidro podem atuar como uma pequena estufa, e funcionam principalmente para quem quer ter orquídeas. Outra alternativa é usar aquários grandes com tampas, que funcionam muito bem como estufa para mudas das famílias das cactáceas e suculentas, entre outras. Em ambos os casos, é importante que as estufas fiquem em um local iluminado pelo sol e que você não se esqueça de molhar e adubar as plantas.

Estufas de tamanho médio

Para uma estufa de tamanho médio, você pode usar madeira ou outro tipo de material para montar a estrutura

Para quem está querendo fazer uma estufa de tamanho médio, a tarefa também não é difícil. Basta construir uma estrutura firme, que pode ser de metal, PVC, bambu ou madeira, e colocar uma cobertura de plástico de estufa, usando pistola de grampos para fixá-lo. Se a estrutura for mais rígida, tiras de madeira e parafusos devem ser usados para fixar o plástico.

Após a montagem da estrutura, comece a colocar o plástico

Depois de pronta, a estufa vai se parecer bastante a uma tenda, e pode ser colocada no quintal ou em um jardim, desde que não haja nenhum obstáculo provocando sombras nela. A partir daí, você já terá um espaço para cultivar frutos e hortaliças, verificando antes se a espécie é adequada para a estufa. As plantas de sol, por exemplo, não sobrevivem muito tempo na estufa.

A localização da estufa é muito importante, devendo ficar em um lugar com muita luz solar

Também preste atenção na irrigação e na adubação, para um melhor desenvolvimento das plantas.

Grandes estufas

Para grandes plantações, são exigidas grandes estufas

Caso você esteja interessado(a) em montar estufas de maior porte, confira as dicas da Revista Globo Rural e da Embrapa.

Veja o vídeo abaixo e aprenda a fazer estufar de garrafas PET:

Recomendado para você
Notícias

SESI e SENAI cursos gratuitos para Parnaíba 2018

Notícias

Entenda os significados dos símbolos maçônicos

Comentários
  1. Severino Fregnani disse:

    Parabéns, gostei muito. Mas gostaria de perguntar uma coisa , se for possível me responder agradeço muito. Estou pensando em construir uma pequena estufa aproveitando uma parede do meu murro no formato meia-água. Será que vai funcionar ou não? Obrigado pela atenção. Um abraço.

  2. carla caroline disse:

    gostei vai me ajuda muito para meu projeto de fera
    de ciências

  3. Paulo Vicente disse:

    Gostaria de saber se as placas de policarbonato alveolar são uma boa opção para o tecto de uma estufa de uso particular, no que respeita aos raios UV (necessários para a fotossíntese das plantas. Obrigado.

  4. Marcelo disse:

    Tem uma que gostei bastante também e é feita com lâmpadas fluorescentes e controlada eletronicamente, muito boa para quem não tem espaço e precisa de temperatura controlada.
    Está nesse site:
    http://www.tudoemvolta.com.br/2013/11/estufa-agricola-plantas-eletrica-caseira.html

  5. alisson furtado disse:

    muito obrigado essa estuva vai me ajudar muito estou muitíssimo grato vlw

  6. ELIZEU disse:

    FAÇO ESTUFA DE VIDRO PARA PLANTAS

  7. MARLY AMARAL disse:

    Gostaria de saber o nome do material usado na cobertura e o valor por metro quadrado

  8. claidenir disse:

    muito boa a esplicasao ta e parabens quem crio o site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *