Como Fazer um Artigo Científico

Hábitos como escrever um bom texto, ler um bom livro, são cada vez mais valorizados atualmente. Quem não desenvolveu o gosto pela leitura desde…

Por Redacao em 19/03/2011

Hábitos como escrever um bom texto, ler um bom livro, são cada vez mais valorizados atualmente. Quem não desenvolveu o gosto pela leitura desde pequeno, irá encontrar dificuldades no futuro profissional, tendo que, muitas vezes, reaprender a arte da leitura de uma forma prazerosa e simples. Quando pensamos em começar um texto, muitas são as dificuldades que nos acometem, tornando sua conclusão ainda mais complicada do que deveria ser. Aprenda agora como fazer um artigo cientifico, espécie de texto vista como mais complexa do que as habituais.

Alguns dados iniciais devem ser determinados, antes mesmo de se iniciar o texto. O primeiro passo é definir o resumo, no qual são expostos os principais objetivos, a metodologia e os resultados obtidos. No resumo você se atém ao que mencionamos anteriormente sem citações afinal ele deve conter no máximo 250 palavras. Terminado o resumo, é hora de iniciar a introdução, nesta é importante que exista a descrição dos seguintes elementos: conceituação do tema, assunto objeto de estudo, motivos que o levaram a escolha do tema e sua importância na atualidade, as hipóteses, o objetivo pretendido e o método proposto para solução do problema.

No desenvolvimento, que nada mais é que o corpo do texto, e esta é a parte mais importante e extensa de um bom artigo cientifico devem aparecer toda a fundamentação teórica, que corresponde aos conceitos essenciais da teoria que visam explicar a pesquisa, onde o ideal é usar tópicos e subtópicos para facilitar a compreensão dessa parte do texto. No desenvolvimento o autor é livre para usar citações longas e curtas que melhor fundamentem e confirmem suas idéias. Na metodologia, que corresponde ao passo seguinte devem constar os métodos utilizados, as técnicas escolhidas e a análise dos dados encontrados. Nesse trecho do artigo as citações também são bem vindas.

Em seguida comente os resultados alcançados no decorrer do artigo científico e parta para a conclusão do texto, onde devem aparecer todas as respostas aos problemas de pesquisa, os objetivos e a validação de suas hipóteses, levantadas durante a pesquisa e já citadas na introdução. E para finalizar algo também de suma importância, incluir ao artigo as suas fontes de pesquisa, ou seja, as referências, com uma lista bem ordenada de todas as obras citadas anteriormente, além dos anexos que devem ser apresentados por último. É importante ressaltar, que o artigo deve ter coesão e coerência, todos os parágrafos devem possuir uma ligação de forma sequencial, unindo o assunto.

 

Top