Andre 07/07/2015 Notícias

Sabe aquele óleo de cozinha que sobra quando você frita algum alimento, e que muitas pessoas não sabem como descartá-lo corretamente? Ele pode ser usado na produção de sabão. Como fazer sabão caseiro é o que você vai aprender lendo a matéria a seguir.

Como fazer sabão caseiro (Foto Ilustrativa)

Além de doar esse óleo de cozinha usado a empresas que trabalham no descarte correto do produto, você pode transformá-lo em um sabão em barra muito útil para lavar roupas, louças e limpar a casa.

Ou seja, você não só contribui para o meio ambiente e evita o entupimento de pias, ralos e vasos sanitários, como também ganha um novo produto para a limpeza da casa e ainda economiza.

Limpa vidros caseiro

Como fazer sabão caseiro

Uma das matérias-primas do sabão caseiro é o óleo de cozinha usado (Foto Ilustrativa)

Para fazer sabão caseiro com óleo usado você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 litro de óleo de cozinha usado (e coado)
  • 500 ml de água
  • 250g de soda cáustica (em escamas)
  • Detergente e sabão em pó (a critério)

Além disso, para produzir sabão em casa com mais segurança, é bom utilizar materiais como:

  • 1 par de luvas para lavar louça
  • 1 máscara descartável
  • Óculos de proteção
  • 1 colher de pau
  • 1 balde
  • Recipiente para moldar o sabão (pode ser forma, assadeira, pote de sorvete, bandeja de plástico, etc)

Dicas de como fazer desinfetante caseiro

Modo de preparo do sabão caseiro

Colocando o sabão para secar (Foto Ilustrativa)

Esquente a água e, antes de levantar fervura, retire do fogo e despeje-a no balde, adicionando a ela a soda cáustica (tenha muito cuidado nessa hora). Misture os dois ingredientes e mexa até que a soda derreta, usando a colher de pau.

Quando ela estiver totalmente dissolvida, adicione o óleo de cozinha coado e continue mexendo, até que se forme uma mistura homogênea e um pouco mais grossa. Caso queira, você pode acrescentar, durante o preparo, sabão em pó (para dar mais espuma), sabão líquido (dá cheiro e maciez) e até anilina, para dar coloração ao sabão caseiro.

Após isso, despeje o produto no recipiente escolhido, leve para o sol e espere secar. Em seguida, deixe o sabão em um local fresco e arejado e espere ele ficar consistente (deve demorar dois dias, mais ou menos). Agora, você deve aguardar 10 dias para começar a utilizá-lo.

Passado esse período, já é possível cortá-lo em barras e começar a usar seu novo sabão feito em casa.

Receitas caseiras de xampu

Cuidados

Depois de 10 dias, o sabão feito em casa está pronto para ser usado (Foto Ilustrativa)

No processo de preparo do sabão caseiro, evite usar objetos de metal, pois eles podem reagir com a soda cáustica. E tenha muito cuidado ao manusear esse ingrediente, que pode trazer alguns problemas, se não for usado corretamente.

Outros artigos

Vantagens e Desvantagens de uma Franquia

23/11/2010

Vantagens e Desvantagens de uma Franquia

Vantagens e Desvantagens de uma Franquia Nada melhor do que poder montar o seu próprio negócio investir no mesmo, por isso hoje viemos falar sobre as vantagen...

Cursos gratuitos SENAC 2015

23/07/2014

Cursos gratuitos SENAC 2015

Os cursos gratuitos SENAC 2015 são uma excelente opção para quem está em busca de adquirir novos conhecimentos através da qualificação profissional, estudando em uma...

Cursos Gratuitos Federais

18/02/2011

Cursos Gratuitos Federais

Atualmente o que muitas pessoas precisam realmente para conseguir um bom emprego é de capacitação sendo assim as oportunidades que vão surgindo sempre são bem vi...