Receitas caseiras de xampu

São conhecidas as propriedades benéficas dos elementos naturais, tanto para a saúde quanto para a beleza. Nos produtos industrializados, sempre encontramos ingredientes oriundos da…

São conhecidas as propriedades benéficas dos elementos naturais, tanto para a saúde quanto para a beleza. Nos produtos industrializados, sempre encontramos ingredientes oriundos da natureza, embora venham em combinação com outros, industrializados. Muitas das substâncias sintéticas têm potencial para agredir nossa saúde e a própria natureza. Pensando nisso, muitas pessoas preferem fazer seus próprios cosméticos, por meio de receitas que trazem menos substâncias prejudiciais e mais ingredientes naturais. É o caso, por exemplo, dos desodorantes caseiros que, embora durem menos do que os industrializados, podem ser benéficos a quem sofre com alergias. A seguir, aprenda também as receitas caseiras de xampu.

Receitas caseiras também são benéficas à beleza (Foto: Divulgação)

Xampu caseiro da babosa

Ingredientes:

– 60 ml de sabão de castelã líquido

– 60 ml de babosa (pode ser a polpa da própria planta ou o gel, vendido em lojas de produtos naturais)

– 1 colher (chá) glicerina

– 1 ml de óleo vegetal

– gotas de óleo essencial (este ingrediente é opcional. Pode ser o de alecrim ou de qualquer outra erva, apenas para dar perfume)

Como fazer: em um recipiente, coloque todos os ingredientes e misture-os muito bem. A quantidade pode ser alterada, caso se queira fazer mais xampu. Basta dobrar ou triplicar as medidas. Após misturar, coloque o xampu numa garrafinha com tampa, que pode ser plástica ou de vidro. Está pronto o seu xampu caseiro de babosa! Você pode deixá-lo no banheiro, usando-o como um xampu normal. Basta agitá-lo bem, antes da aplicação.

O xampu caseiro pode ser usado, normalmente (Foto: Divulgação)

Xampu caseiro de camomila

Nesta receita, aproveita-se dos benefícios da camomila para a beleza. Os ingredientes são:

Leia Também:  Lugares para conhecer em Zurique

– 4 saquinhos de chá de camomila

– 4 colheres (sopa) de sabão de castelã líquido

– 1 colher (sopa) de glicerina

– 1 ml de óleo vegetal

– óleo essencial (opcional)

Como fazer: coloque os saquinhos de chá em água fervente, durante 10 minutos. Desligue o fogo e espere esfriar. Em seguida, retire os saquinhos do líquido e deixe que apenas o chá permaneça. Misture a ele os outros ingredientes, mexendo bem. Após isso, é só colocar o xampu caseiro de camomila numa garrafinha, usando sempre que for necessário.

Limpeza e benefícios com produtos naturais (Foto: Divulgação)

As receitas de xampu caseiro acima podem ganhar outros ingredientes naturais. Você pode substituir as ervas, sempre que quiser. Cada uma delas tem sua função, na beleza. A babosa, por exemplo, é boa para combater a queda e o ressecamento. A camomila ajuda a dar brilho e também funciona como adstringente. A dica é fazer, aos poucos, as receitas. Como são naturais, não contêm conservantes e isso faz com que as ervas usadas tenham tempo menor de validade.

Top