Como fazer compras de fim de ano sem cair em dívidas

O final de ano é uma época comemorativa e todos estão felizes por poderem presentear as pessoas amadas que fazem parte do seu círculo:…

Por Editorial MDT em 20/12/2011

No fim de ano, não compre mais que o seu bolso pode pagar. (Foto: Divulgação)

O final de ano é uma época comemorativa e todos estão felizes por poderem presentear as pessoas amadas que fazem parte do seu círculo: parentes, amigos e colegas de serviço. Essa também é a época em que a maioria das pessoas recebe uma ajuda extra no trabalho, o décimo terceiro salário. Por acharem que o dinheiro é bastante, muitas pessoas saem às compras e acabam se endividando com os presentes. Para que isso não aconteça com você, saiba como fazer compras de fim de ano sem cair em dívidas.

Antes de tudo, faça uma lista de tudo o que tem que pagar obrigatoriamente como parcelas de carro, da casa, contas de luz, água, supermercado e outros. Então, reserve essa quantidade de dinheiro.

Em seguida, faça uma lista de presentes, colocando o nome da pessoa a ser presenteada e o valor aproximado que pretende gastar com ela. Se puder, faça uma pequena pesquisa para saber o que cada uma realmente quer, pois isso facilita bastante as suas compras. Assim, você não cai em tentações e acaba gastando mais que podia com os presentes.

É possível presentear a todos sem gastar muito dinheiro. (Foto: Divulgação)

No entanto, se a sua família está em uma situação financeira problemática, não há como presentear a todos com bons produtos. Para tanto, priorize as crianças, dando-lhes brinquedos divertidos e, para os adultos, compre presentes simples, mas que sejam dados de coração. Capriche nos cartões para mostrar o seu carinho e respeito por eles.

Faça a soma dos valores dos presentes e só saia de casa com o total de dinheiro necessário. Desse modo, você não gasta mais que poderia e também não usa o cartão de crédito, um dos campeões em endividar as pessoas.

Só saia de casa com a quantia exata que pretende gastar com os presentes. (Foto: Divulgação)

Não compre na primeira loja que entrar, porque você poderá se arrepender depois, quando vir o mesmo produto por um preço bem mais em conta. Sendo assim, a pesquisa de preços é imprescindível para quem procura economizar. Não importa quanto tempo você gaste, pois no final, valerá a pena.

O segredo para não cair em dívidas na hora de fazer as suas compras de fim de ano é saber o quanto você ganha, o quanto precisa gastar e o quanto pretende gastar com os presentes. Com algumas contas simples, será fácil presentear a todos sem se enforcar em dívidas.

Top