Melhores cidades para se fazer negócios na América Latina

Para os investidores é ideal saber os melhores locais para se fechar bons negócios em todos os aspectos, por isso, a revista América Econômica…

Por Élida Santos em 02/01/2012

A cidade de São Paulo é a melhor da América Latina para se fazer negócios (Foto: Divulgação)

Para os investidores é ideal saber os melhores locais para se fechar bons negócios em todos os aspectos, por isso, a revista América Econômica elabora anualmente um Ranking de Competitividade, onde as cidades da América Latina são classificadas de acordo com o seu grau de qualidade quando o assunto é negociação. Em 2011 a revista elegeu São Paulo como a melhor cidade da América Latina para se fazer bons negócios.

A terra da garoa somou 89,4 pontos no ranking, sendo que o máximo de pontos que pode ser somado na categoria Marco e Dinamismo Econômico é 100. Para a elaboração da escala também são considerados os seguintes critérios: Serviços a Empresas, Marco Social e Político, Infraestrutura e conectividade física, Serviços a Executivos, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental e Poder de Marca.

Miami é a melhor cidade do mundo para se fazer negócios no ranking geral (Foto: Divulgação)

Segundo o estudo a cidade de São Paulo é a segunda preferida quando o assunto é a realização dos negócios regionais (10,7%) e negócios inovadores (7,65%). O ranking da revista América Econômica também coloca a metrópole na vice-liderança quando os entrevistados tiveram que escolher um destino internacional. Nessa modalidade a capital paulista somou 48 pontos.

O primeiro lugar geral do ranking ficou com a cidade de Miami, localizada nos Estados Unidos da América (EUA), que entra na listagem por ser considerada o principal destino para a realização de negócios dos empresários latino-americanos. Santiago, que fica localizada no Chile, completa a lista das três primeiras cidades do ranking. Rio de Janeiro (5º) e Brasília (9º) são os outros municípios brasileiros que foram citados na pesquisa entre as 10 melhores colocadas.

Santiago completa a lista das melhores cidades para fechar negpocios (Foto: DIvulgação)

O estudo reflete o cenário da economia mundial onde o Brasil foi considerado a 6ª economia mundial, superando a Inglaterra. Essa colocação importante faz com que o país esteja na rota de investimento de muitos empresários, e com isso, São Paulo será umas das cidades do país que atrairá muitos investidores. Para a população brasileira é importante que a economia do país se fortaleça para que mais empregos sejam gerados, e com isso, o poder de compra do brasileiro aumente.

Top