Como evitar a clonagem de WhatsApp? Tutorial completo!

Wagner Santos 21/10/2021 Notícias

Como evitar a clonagem de WhatsApp? Como podemos nos proteger de supostas fraudes digitais que clonam nossos números e mandam mensagens por nós?

Cada vez mais cresce o número de crimes virtuais relacionados a clonagem de WhatsApp, onde alguém, com seu número, faz solicitações a outros contatos seus.

Hoje vamos lhe contar sobre algumas técnicas para quem aprenda a como evitar a clonagem de WhatsApp. Leia conosco e aprenda!

Como evitar a clonagem de WhatsApp?

Algumas pessoas ainda vão além, pois utilizam seu número em sites perigosos que podem comprometer seu nome e CPF vinculados ao chip.

Dessa forma, você pode ser banido da plataforma, ou até mesmo ter problemas fora da vida digital, algo que não gostaria de passar.

O mais comum está realmente vinculado a crimes onde alguma pessoa com seu número clonado começa a solicitar dinheiro através de chats com seus contatos.

Quer saber como evitar a clonagem de WhatsApp? Leia!

Não use APKs de WhatsApp.

Comuns entre os jovens, os APKs de WhatsApp como GBWhatsApp, WhatsApp Plus e outras versões, acabam trazendo problemas grandes que quem utiliza nem imagina.

Um APK é uma versão alternativa não autorizada e não oficial de algum aplicativo para sistema operacional Android. Dessa forma, o desenvolvedor oferece maiores recursos dentro de um aplicativo, como fontes diferentes e maior chance de personalização do WhatsApp.

O problema? Toda a base de dados, mensagens, fotos e vídeos que você encaminha quando usa esses APKs são de responsabilidade do desenvolvedor, alguém que você nem conhece.

Como evitar a clonagem de WhatsApp? Não use APKs!

Evite clicar em links suspeitos.

Como evitar a clonagem de WhatsApp? Evite clicar em links suspeitos que algum de seus contatos lhe encaminhar.

Caso não seja seu contato, então a situação é pior ainda!

Alguns links são criados por hackers para terem acesso ao seu WhatsApp, clonando assim todo o seu aplicativo, tendo acesso as suas conversas e podendo encaminhar mensagens para você.

Tem dúvidas sobre a origem de algum link? Então não clique nele!

Não forneça seu número de telefone para qualquer site.

Essa talvez seja uma das melhores dicas sobre como evitar a clonagem de WhatsApp, pois os crimes virtuais são muito maiores quando saímos do aplicativo e caímos na web.

Existem diversas formas que hackers utilizam pra clonar seu aplicativo de mensagens instantâneas, seja através de cópias de sites oficias ou até mesmo com sites perigosos.

Imagine que você entra no site da Magazine Luiza através de um link não autorizado: esse site é falso, criado como um espelho somente para ter acesso às suas informações pessoais, como número e WhatsApp, dados de seu cartão de crédito e outros detalhes.

Sempre se certifique de entrar em sites através de links oficias, protegendo seus dados, inclusive seu WhatsApp!

Cadastre seu número somente em aplicativos seguros.

Por último temos os aplicativos. Em primeiro lugar, vale lembrar que estamos falando não de aplicativos da Google Play Store ou Apple Store.

Essas duas lojas de aplicativos são seguras, que garantem a segurança de seus dados, inclusive seus números de WhatsApp, seja o pessoal ou a versão Business.

Estamos falando novamente de APKs, aplicativos modificados que fornecem maiores funcionalidades do que o original, mas que podem ser um problema.

Não só de WhatsApp que existem esses APKs, existem vários outros, como jogos antigos que não estão mais disponíveis nas lojas de aplicativos, mas são fornecidos por um desenvolvedor eterno.

Jamais forneça seu número nesses aplicativos, pois a chance de ser clonado é grande.

Siga essas nossas dicas e tenha certeza de que seu aplicativo mensageiro jamais será clonado, basta manter boas práticas na internet e seus dados estarão seguros!

Outros artigos

Turnê mundial One Direction 2013

07/03/2013

Turnê mundial One Direction 2013

Uma das boy bands mais famosas do mundo vai levar os fãs a loucura durante uma turnê. One Diretion  pretende passar por 110 cidades, sendo que até o momento nenhum m...

Concurso INSS 2016

06/10/2015

Concurso INSS 2016

  Quem está aguardando o concurso do INSS 2016 pode começar a comemorar, pois foi divulgada uma ótima notícia, pois a organizadora do concurso é a Cesp/UnB c...