Como estudar atualidades para concursos públicos

Como estudar atualidades para concursos públicos? Essa dúvida é comum a vários candidatos, uma vez que esse tema está presente em praticamente todos os…

Como estudar atualidades para concursos públicos? Essa dúvida é comum a vários candidatos, uma vez que esse tema está presente em praticamente todos os processos seletivos para ingresso na carreira pública.

Como estudar atualidade para concursos públicos (Foto Ilustrativa)

Independente de o concurso 2015 ser na área de Direito, Medicina, Engenharia, Tecnologia ou Financeira, é bem provável que a prova terá algumas questões sobre conhecimentos atuais, assunto que pode ser cobrado também em provas discursivas, o que exige ainda mais preparo dos candidatos.

Dicas de como estudar português para concursos

Como estudar atualidades para concursos públicos

Use a tecnologia também para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo (Foto Ilustrativa)

Uma das melhores maneiras de estudar atualidades para concursos é ficar sempre atento ao noticiário, tanto nacional quanto internacional, assistindo aos telejornais, lendo jornais e revistas, escutando rádio e aproveitando também a internet para ficar bem informado.

Além de conferir o noticiário diariamente, procure se aprofundar em alguns temas que forem mais importantes para a área que você vai concorrer (concursos para a área jurídica costumam ter foco nas atualidades sobre política, por exemplo). Para ajudar, leia o edital com atenção e verifique os conteúdos que serão cobrados nas provas.

Reforçar os estudos em História também pode ajudar bastante na prova de atualidades (Foto Ilustrativa)

Nesse caso, vale apostar na leitura frequente de colunistas, blogueiros e especialistas no assunto em questão, pois eles sempre trazem novidades a respeito daquele tema, permitindo que você esteja sempre atualizado.

Como estudar leis para concursos públicos: dicas

Reforçar os estudos na disciplina de História também pode ajudar bastante na preparação para a prova de atualidades, pois assim você poderá compreender melhor o que está acontecendo no presente, especialmente em relação a temas como guerras, conflitos, problemas na economia, etc, e terá várias informações para serem usadas em uma redação, caso ela seja cobrada no concurso.

Leia Também:  Concurso Polícia Civil de Goiás 2016: inscrições

Outras dicas de estudo para concursos

Treine para a redação desenvolvendo vários textos sobre questões atuais (Foto Ilustrativa)

Entre as dicas de estudo de atualidades para concursos, vale conferir provas anteriores de certames organizados pela mesma banca examinadora, pois assim você conhecerá melhor os métodos daquela empresa (como os temas são cobrados, estilos de questões, etc), o que pode ajudar na preparação de uma maneira geral.

Como estudar para concursos sem edital

E se a seleção inclui uma prova discursiva, treine periodicamente, fazendo redações sobre vários temas atuais, para testar a sua capacidade de argumentação.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Top