Dicas de como estudar português para concursos

As dicas de como estudar português para concursos são fundamentais para qualquer concurseiro, já que a disciplina de Língua Portuguesa geralmente é cobrada em…

Por Andre em 08/10/2014

As dicas de como estudar português para concursos são fundamentais para qualquer concurseiro, já que a disciplina de Língua Portuguesa geralmente é cobrada em todos os concursos públicos realizados no Brasil.

Dicas de como estudar português para concursos (Foto: Divulgação)

Além disso, como muitos candidatos acreditam dominar a matéria, às vezes ela acaba sendo deixada em segundo plano na hora de estudar para concursos, um erro que pode ser fatal e comprometer o seu ingresso no funcionalismo público.

Como as provas de português para concursos costumam ser cheias de pegadinhas, é primordial que o candidato possua um bom nível de conhecimentos na disciplina e muita atenção para não cair nelas. Esses já são os primeiros passos para obter melhores resultados.

Como estudar leis para concurso público: dicas

Dicas e vídeo para concurso público da Petrobras 2015 

Dicas de como estudar português para concursos

Conhecer os conceitos básicos da língua portuguesa é o primeiro passo (Foto: Divulgação)

Estudar português para concursos não é uma tarefa muito fácil, mas como dissemos acima, a nota obtida nas provas da área são fundamentais para você passar. Por isso, não deixe de reforçar os estudos na matéria.

Entre as dicas de estudo de português para concursos, uma das mais importantes é começar pelos conceitos básicos da língua, pois isso facilita a compreensão dos conceitos mais complexos. Estudar a classe de palavras, por exemplo, ajuda a identificar verbos e substantivos.

Inclua também, no seu cronograma, estudos sobre acentuação gráfica, crase, concordância nominal, concordância verbal e análise sintática, entre outros assuntos, não se esquecendo de ler, com atenção, o edital do concurso, para saber exatamente o que será cobrado nas provas de Língua Portuguesa no concurso. Essa atitude é decisiva, pois a partir daí é que o seu plano de estudos será montado.

Outras dicas de português para concursos

Resolver provas anteriores de concursos ajuda você a conhecer melhor como são cobrados os conteúdos (Foto: Divulgação)

Outras dicas de português para concursos, que podem ser muito úteis, são:

– Faça fichas-resumo dos conteúdos estudados e utilize-as na hora das revisões.

– Dê uma atenção especial para os assuntos nos quais tem mais dificuldade.

– Resolva muitos exercícios, pois eles ajudam na fixação dos conteúdos.

– Faça provas de concursos anteriores, de preferência da mesma organizada do certame que vai participar.

– Para as questões de interpretação, leia e releia, com atenção, o texto apresentado na prova.

Vídeo-aulas podem ajudar

As provas de português de concurso costumam derrubar muitos candidatos (Foto: Divulgação)

Na internet, há várias vídeo-aulas gratuitas de português para concursos, que podem ajudar bastante na sua preparação. A seguir, confira um dos vídeos que encontramos.

Top