Como estudar para concursos sem edital

Como estudar para concursos sem edital? Essa é uma questão que sempre deixa em dúvida os concurseiros, que querem se preparar com bastante antecedência…

Como estudar para concursos sem edital? Essa é uma questão que sempre deixa em dúvida os concurseiros, que querem se preparar com bastante antecedência para aquele processo seletivo tão concorrido, mas não sabem o que fazer, uma vez que o edital ainda não foi publicado.

Como estudar para concurso sem edital (Foto Ilustrativa)

Quando o órgão público tem o seu pedido de concurso autorizado pelo Ministério do Planejamento, ele precisa publicar o edital daquele certame em até seis meses, sob o risco de perder a sua autorização e ter que aguardar para fazer uma nova solicitação.

Mas assim que um determinado concurso é anunciado, mesmo sem a divulgação do edital, muitas pessoas já querem começar a estudar, principalmente se a seleção envolve certames muito concorridos e com bons salários, para sair em vantagem. Nesse caso, o que fazer?

Dicas e vídeo para concurso da Petrobras 2015

Técnicas de estudar para concursos em 2015

Como estudar para concursos sem edital

O primeiro passo é pesquisar os editais de concursos anteriores para aquela mesma função (Foto Ilustrativa)

Estudar para concursos que não tiveram o edital publicado é algo que dá para fazer, sem muita dificuldade. O primeiro (e principal) passo é analisar as regras dos cursos anteriores daquele órgão, para as mesmas carreiras, e montar um cronograma de estudo com as disciplinas exigidas.

Mesmo que haja algumas mudanças no documento do novo concurso público, elas serão poucas e você já estará em vantagem frente à concorrência, tendo que fazer poucas adaptações, para estudar apenas o que foi acrescentado para o processo seletivo futuro.

A partir daí, você começa a organizar seus estudos (Foto Ilustrativa)

Então, não deixe de procurar pelos editais de concursos anteriores da mesma instituição e com os mesmos cargos que deseja disputar. Os documentos costumam ficar disponíveis nos próprios sites dos órgãos públicos ou nas páginas das empresas organizadoras dos certames.

Com essas informações em mãos, adquira uma boa apostila para concursos e comece a estudar, criando uma rotina e seguindo um cronograma, para que nenhuma disciplina fique sem ser estudada. E não deixe de comparar as regras com o novo edital, assim que ele for lançado.

Mais dicas

Iniciando os estudos com antecedência, você pode sair em vantagem frente à concorrência (Foto Ilustrativa)

Várias dicas de estudo para concursos públicos também valem para esse caso, como resolver as provas de processos seletivos anteriores, fazer revisões de conteúdo, desenvolver resumos de matérias estudadas e participar de grupos de estudos.

Também é importante ressaltar que você precisa deixar espaço para folgas, descanso e relaxamento, em meio à rotina de estudo. Isso é fundamental para conseguir cumprir as suas metas e chegar bem preparado no dia da prova.

Top