Como esterilizar instrumentos de manicure

É comum vermos mulheres fazendo unhas e compartilhando dos mesmos instrumentos como lixas, limas, alicates, espátulas de cutículas e tesourinhas. Porém, apesar de ser…

Não faça as unhas enquanto os instrumentos de manicure não estiverem esterilizados (Foto: Divulgação)

É comum vermos mulheres fazendo unhas e compartilhando dos mesmos instrumentos como lixas, limas, alicates, espátulas de cutículas e tesourinhas. Porém, apesar de ser um passatempo divertido, é muito perigoso usar os mesmos materiais de outra pessoa sem esterilizá-los corretamente, já que desde doenças simples como a micose até as mais graves como as hepatites B e C e a AIDS podem ser transmitidas através deles.

Essa transmissão pode acontecer quando um desses instrumentos entra em contato com o sangue que sai dos ferimentos causados por eles na pele da pessoa infectada. Então, se a outra pessoa que os utilizar também estiver machucada, é infectada. Por isso, saiba como esterilizar os instrumentos de manicure para não correr esses riscos.

O instrumento fica infectado quando machuca a pele de alguém doente (Foto: Divulgação)

Para limpar os seus apetrechos de unha, você precisará de: detergente neutro, uma escova de dente usada e álcool a 70º. Primeiro, passe a escova com o detergente por todo o corpo dos materiais, pois eles acumulam muita sujeira como partículas de sangue, de suor, de fragmentos de pele, de pelos, de cabelos ou de agentes externos como poeira, restos alimentares ou insetos.

Em seguida, deixe-os mergulhados em uma bacia com álcool para que todos os agentes que não foram eliminados na etapa anterior sejam erradicados. Para tanto, deixe-os de molho por uma hora antes de usá-los. Seque-os com uma toalha limpa e estão prontos para o uso.

Entretanto, se você costuma fazer as unhas em um salão de beleza, leve os seus próprios instrumentos ou então verifique se ele é equipado com aparelhos de esterilização. Com ele, os aparelhos são esterilizados a uma temperatura acima de 120ºC, que mata todas as bactérias e os vírus possivelmente existentes neles.

Só faça as unhas em salões que possuem um aparelho esterilizador. (Foto: Divulgação)

Para ter uma vida saudável, não use instrumentos de manicure não esterilizados. Apesar dos processos serem demorados e detalhados, vale a pena perder algumas horas para não ser infectada por vírus e bactérias que podem ser transmitidos por pequenos machucados na pele causados por apetrechos de unhas. Sendo assim, deixe-os sempre muito limpos e guardados em local apropriado.

Leia Também:  Dietas que revitalizam a beleza

Top