Como estimular a fala do bebê

Os bebês precisam de estímulos quando estão aprendendo a falar Quando os pais conversam e brincam com a criança de forma frequente, ela consegue…

Por Editorial MDT em 26/01/2012

Os bebês precisam de estímulos quando estão aprendendo a falar

Quando os pais conversam e brincam com a criança de forma frequente, ela consegue desenvolver uma linguagem complexa mais cedo, além de ficar mais alegre e saudável. É extremamente importante recitar versinhos, cantar músicas e conversar com o bebê com palavras repetidas. A musicalidade e a familiarização com as frases fazem com que o cérebro da criança registre as informações linguísticas de modo privilegiado, levando a um desenvolvimento mais rápido e adequado.

Porém, vale lembrar que cada pequeno tem seu tempo no aprendizado. Alguns aprendem mais rápido, outros demoram um pouco mais. Faça sempre um acompanhamento pediátrico, para ter certeza de que tudo está correndo bem. Dessa forma, você não fica aflito ao achar que a criança está demorando demais para começar a falar.

Veja algumas dicas de como estimular o cérebro da criança.

Brincadeira da formiga no pé

Essa divertida brincadeira consiste em recitar um versinho apontado para os locais falados na música. Assim a criança vai associando a palavra ao local do próprio corpo.

Cante o seguinte versinho:

  • Fui ao mercado comprar café (limão/jerimum/giz);
  • E uma formiguinha subiu no meu pé, (mão, bumbum, nariz);
  • Eu sacudi, sacudi, sacudi,
  • E a formiguinha caiu aqui.

Toque o pé, mão, bumbum, nariz do bebê, ao dizer as palavras. Depois, cante novamente com outros nomes.

A comunicação é uma parte muito importante na vida do indivíduo

Dicas importantes

  • Preste atenção aos sons que o bebê faz;
  • Olhe para a criança quando ela estiver falando ou emitindo sons;
  • Responda ao que o bebê está dizendo;
  • Mostre entusiasmo a cada esforço que o pequeno faz para falar.

Dê significado a sons que a crianças emite com frequência. Por exemplo, se o bebê fala “mo”, atribua a esse som o significado “mamãe”. Toda vez que ele pronunciar “mo”, atenda como se ele estivesse chamando a mamãe: “Que foi? Chamou a mamãe? A mamãe tá aqui”.

Existem algumas atitudes que devem ser evitadas para que o bebê entenda melhor o que está acontecendo ao seu redor e consiga desenvolver a fala mais rapidamente.

  • Não ignore quando a criança estiver tentando falar;
  • Evite corrigir a pronuncia da criança;
  • Não force que o bebê responda o que você está falando.
Uma criança estimulada cresce com muito mais confiança

Conversar e brincar com seu filho é uma ótima forma de melhorar o desenvolvimento dele. Haja com calma e alegria, para que o pequeno se sinta a vontade para crescer feliz e saudável. Não se esqueça de que cada criança se desenvolve no seu tempo, amor e carinho nunca são demais e só ajudam.

Top