Como escolher os peixes para um aquário

É provável que você já tenha ouvido falar dos grandes benefícios que traz a montagem de um aquário – ao nos colocarmos em frente…

É provável que você já tenha ouvido falar dos grandes benefícios que traz a montagem de um aquário – ao nos colocarmos em frente deste maravilhoso item e observarmos o movimento dos peixes ali presentes,  podemos prevenir e combater  uma grande diversidade de doenças, inclusive o estresse, euforia , agitação, etc., como também nos livrarmos dos males psicológicos que são a causa de cânceres e doenças psicossomáticas.

Monte seu próprio aquário em casa

No entanto, se você deseja usufruir das inúmeras vantagens que isto lhe proporcionará, preparamos dicas exclusivas para você escolher os melhores peixes para montar o seu aquário, que valem a pena conferir!

Primeiros passos

Antes de iniciar a sua montagem, certifique-se de obter espaço suficiente para a disposição de um aquário adequado. Lembre-se que os peixinhos, assim como qualquer outro ser vivente, necessitam de um ambiente grande para realizar suas atividades corriqueiras. Portanto, jamais insira seu novo amiguinho em mini-aquários ou locais apertados – ao invés disso lhe trazer beneficios, trará uma enorme preocupação posto que o animal ficará terrívelmente estressado e doente.

Jamais insira seu novo amigo em mini-aquários ou locais inapropriados

Antes de iniciar a montagem propriamente dita, contate um profissional experiente em aquarismo para uma melhor disposição de itens como bombas, aquecedores, enfeites e a criação do cenário – que deve se assemelhar ao mais natural possível.

Escolhendo os peixes

Escolher peixes para um aquário não é uma tarefa simples. Todos nós sabemos que em seu habitat natural, cada espécie possui seu papel para desempenhar, de modo que devemos tomar conhecimento sobre quais são elas a fim de criar um local propício para a vida.

Antes de adquirir os animais é importante saber qual ambiente eles pertencem, seja água doce tropical (para peixes como Beta, Latis, Espada, Discos, Tetras, Molinésias, Guppies, etc.) , água doce fria (Peixe Dourado, Tanictis, Perca Sol, Notrópis, Bótia de Rio Chinesa, entre outros), água salgada tropical  (Peixe Palhaço, Peixe Leão, Dominó, Peixe Vaca, Moreia, Peixe Borboleta e várias outras espécies) além dos específicos para água salgada e fria.

Seja qual for o ambiente, a aquisição dos peixes-faxineiros é de extrema importância para manter a saúde e higiene local em dia. O Cascudo Comum, as Esponjas, Caramujos, Ampulárias e diversos outros se alimentam de restos produzidos pelas demais espécies, contribuindo com a limpeza do local – vale a pena apostar do auxílio destes lindos e incríveis peixinhos.

O Cascudo Comum retira a sujeira do local, contribuindo com sua limpeza

Regras importantes

Jamais insira folhas de plástico em seu aquário, lembrando-se que qualquer um dos animais pode ingerir estes itens. Tocas também devem sempre serem dispostas para os peixes dormirem e uma séria pesquisa quanto a alimentação apropriada para cada espécie deve ser realizada.

Ao escolher os peixes para um aquário, a melhor saída é sempre se informar com profissionais especializados, a fim de manter uma convivência harmoniosa com seus novos companheiros de nadadeiras, o que certamente lhe trará uma série de benefícios.

Top