Como ensinar o filho a ser organizado

A maioria das crianças chega em casa, joga a mochila no chão da sala, os tênis no chão do corredor, a camiseta no chão…

Para não se estressar com o seu filho, ensine-o a ser organizado. (Foto: Divulgação)

A maioria das crianças chega em casa, joga a mochila no chão da sala, os tênis no chão do corredor, a camiseta no chão do quarto e a calça no chão da cozinha. Ou seja, deixam tudo largado pela casa, fazendo com que as suas mães fiquem estressadas com tamanha desorganização. Entretanto, se você ensinar bons modos ao seu filho desde pequeno, esse problema terá uma solução rápida. Portanto, saiba como ensinar o seu filho a ser organizado.

Em primeiro lugar, você deve ser um exemplo. Ou seja, se você tem o costume de deixar tudo jogado pela casa, não há como reclamar da bagunça que a criança faz. Sendo assim, organize o seu lar para que o seu filho se sinta reprimido quando for colocá-lo de pernas para o ar.

Se a sua casa for organizada, ficará mais fácil ir para o próximo passo, que é a conversa com a criança. Explique-lhe que ela precisa deixar o seu material escolar, as suas roupas e os seus brinquedos sempre arrumados, porque quando ela precisar deles, encontrá-los-á com mais rapidez. Além do mais, diga-lhe que você trabalha o dia inteiro e não tem tempo para ficar recolhendo o que ela deixa largado pelo caminho.

Peça para que o seu filho guarde tudo no lugar após utilizá-lo. (Foto: Divulgação)

Elabore uma rotina para que o seu filho se organize: à noite, ele deve deixar arrumado o seu material escolar e as roupas que serão usadas no dia seguinte. Quando ele voltar da escola, precisa deixar o uniforme dobrado dentro do armário e a mochila em seu quarto. Então, na hora de estudar, deve retirar somente o material necessário e guardá-los no mesmo lugar em seguida.

Leia Também:  Estratégias para ter inteligência emocional

Uma vez por semana, peça para que a criança organize o seu quarto, arrumando o seu guarda-roupa, a sua escrivaninha e a sua cama. Assim, ela ficará condicionada a organizar tudo o que é seu e esse hábito lhe servirá para toda a vida.

Por fim, o seu filho tem que aprender a organizar a sua rotina. Para tanto, faça uma agenda diária para ele, escrevendo o horário de acordar, das refeições, do banho, das tarefas escolares, da televisão, do videogame, das brincadeiras e de dormir. Desse modo, ele ficará disciplinado e não dará trabalho para fazer nenhuma de suas obrigações.

Quando ele usar algum material escolar deve guardá-lo de onde tirou. (Foto: Divulgação)

Leva algum tempo até que você consiga ensinar o seu filho a ser organizado, mas com um pouco de paciência e carinho, ele cuidará dos seus pertences e da sua rotina, tornando-se uma criança independente, responsável e disciplinada.

 

 

Top