Como endereçar os convites de casamento corretamente

Como endereçar os convites de casamento corretamente

Como endereçar os convites de casamento corretamente? Na hora de fazer o convite de casamento aparecem diversas dúvidas, principalmente quando se trata de como…

Por Redacao em 10/04/2015

Como endereçar os convites de casamento corretamente? Na hora de fazer o convite de casamento aparecem diversas dúvidas, principalmente quando se trata de como se referir aos convidados. Existem certas regras que podem ser seguidas para tudo ficar mais fácil e educado.

Confira: Dicas para organizar o casamento em um ano

Como endereçar os convites de casamento corretamente - São diversos detalhes que devem ser levados em conta na hora de fazer o convite. O endereçamento correto é um deles.

Como endereçar os convites de casamento corretamente

O convite de casamento é a primeira impressão do evento. Ele serve para apresentar informações importantes ao convidado, como data, horário e local da cerimônia. Além de ter um conteúdo informativo, o convite também precisa de um layout que combine com os noivos e com o evento em si. Confira abaixo como endereçar os convites de casamento corretamente:

– Hoje em dia os pronome de tratamento Sr. e Sra. geralmente  são utilizados para pessoas mais velhas e menos próximas (isso se o casamento não for muito tradicional).

– Para casais casados, o nome do homem vem antes do nome da mulher

– Quando for convidar um casal casado, sem filhos, ou cujos filhos estão todos casados, ou que tem filhos solteiros e você não irá convidá-los, utilize o nome do marido e logo depois a citação da esposa. Ex:  “Sr. Antônio de Sousa e Sra.“, “Mário Campos e esposa“.

– Quando for convidar os pais e sogros, você pode utilizar uma maneira mais carinhosa, como “Aos queridos pais Angelina e José

– Para tios próximos, você pode escrever: “Tio Arlindo e Tia Silvia“, ou “Queridos Tio Jorge e Tia Joana“.

– Para uma família toda que é próxima (tios e primos), você pode escrever “Tio Paulo e família“.

Leia também: Novidades em festas de casamento 2015

Existem regras na hora do endereçamento dos convidados (Foto: Divulgação)

– Para os avós, você também pode escrever: “Vovô Gilmar e vovó Francisca“, ou “Queridos vovô Gera e vovó Maria“.

– Padrinhos de batismo ou de casamento também podem receber um endereçamento carinhoso: “Aos queridos padrinhos Luís e Júlia”.

– Para os casos formais, com endereçamento com “Sr.” e “Sra.”, é SEMPRE sinal de delicadeza e cuidado citar o sobrenome do convidado no endereçamento do convite. Se você não sabe, procure saber, é melhor você mostrar o cuidado de perguntar do que um desmazelo de chegar sem sobrenome.

– Se o casamento for bastante tradicional, é interessante usar Sr. e Sra., com sobrenomes, em TODOS os convites. Somente aos pais é permitido, nesse caso, endereçar “Aos queridos pais“.

Convites de casamento passo a passo

Aprenda a fazer dois tipos de convite (Foto: Divulgação)

Agora que você já sabe como endereçar os convites de casamento corretamente, confira como fazer convites de casamento passo a passo:

  • Convite de casamento com renda passo a passo

Você vai precisar de:

  • pistola de quente e tubos de cola
  • papel para convite de casamento de gramatura 180 gramas ao menos (precisa ser bem durinho)
  • fita de cetim
  • fitas de renda para acabamentos de roupa. Você pode comprar o tecido, mas a fita já facilita o seu trabalho em criar a arte.

Passo a passo

  1. Faça uma arte de convite apenas do meio da folha de papel para baixo, 2,4 da folha. Isso vai te permitir dobrar o convite ao meio, criando uma capinha. É apenas dobrar ao meio na posição vertical e criar uma capa com abertura para o item.
  2. Seu próprio passo será colocar do meio para o final a renda, dividindo a parte da frente. Pode-se aplicar o tecido na peça toda também ou na diagonal, da forma que desejar. O importante é criar um formato que você acredita ser interessante.
  3. Encaixe a renda ou deseja e faça o corte com tesoura com bastante cuidado para ter um acabamento bacana.
  4. Aplique a cola quente em pontos pequenos e bem leve. Outras colas para tecido podem ser usadas. O bacana da cola quente é que ela não larga com facilidade e deixa um acabamento mais profissional.
  5. Cole o tecido e segure um pouco.
  6. Corte a fita do tamanho que desejar e aplique como acabamento para a arte. Pode ser em forma de laço ou apenas reta mesmo para diferenciar um pouco o modelo. Pode-se ainda incrementar com pequenas pérolas coladas ao centro ou pedrarias diversas, tudo com um leve pingo de cola quente para dar um toque especial. Mas use pedras pequenas e finas, ou o convite não irá ficar bacana no envelope se for usar isso para embalar e entregar.
Leia mais: 10 tendências para casamentos em 2015

Sempre lembre de familiares ou parceiro que essa pessoa pode ter e desejar levar ao casamento (Foto: Divulgação)

  • Convite de casamento com laço passo a passo

Para fazer este convite você vai precisar:

  1. Abrir um arquivo em word, e zerar a margem inferior da página em layout da página > margem>margem personalizada.
  2. Escrever o nome dos noivos no final da página.
  3. Em outra folha, configurar a margem superior da pagina para 4 cm.
  4. Escrever o texto do convite (o texto  deve ficar aproximadamente 3 dedos abaixo da borda superior da página).
  5. Para imprimir, depende de como sua impressora funciona, como ela puxa a folha.
  6. A forma correta é, o passo 2 deve estar impressona parte da frente da folha e o passo dois na parte de trás com a letra de cabeça para baixo.
  7. Pegue a folha de scrapbook e corte aproximadamente 2 dedos menor que a folha que você imprimiu. Cole a barra a partir da parte superior do nome dos noivos.
  8. Agora leve o lado inferior até inicio do texto e dobre. depois dobre a aba superior.
  9. Faça uma fita de laço e coloque no sentido transversal.

Top