Mitos e verdades sobre a febre

PUBLICIDADE
Febre é quando a temperatura está igual ou maior que 37,8°C

Não há indivíduo que não fique preocupado diante de um quadro febril. No entanto, algumas atitudes são tomadas de forma equivocada, muitas vezem por não se conhecer o real significado desse problema. Conheça alguns mitos e verdades sobre a febre.

Definição de febre

Quando a temperatura corporal encontra-se acima de 37,8°C afirmamos que o indivíduo está com febre. A maioria dos casos está associada a um quadro infeccioso, no entanto esse não é um fator indispensável. Em alguns casos raros, o quadro febril pode iniciar sem qualquer outra manifestação sistêmica.

Descubra por que a febra causa frio.

PUBLICIDADE
Geralmente a febre é desencadeada por um quadro infeccioso

Febre – benefício x malefício

Como foi anteriormente mencionado, a febre, em geral, é desencadeada diante de um quando infeccioso. Isso se deve a uma reação do sistema imunológico (de defesa), que tenta combater a invasão de microrganismos, como por exemplo, bactérias e vírus. No entanto, mesmo sabendo que a febre pode ser benéfica ao nosso corpo, por outro lado, ela pode trazer graves consequências à nossa saúde.

É necessário o uso de um termômetro

Diferente do que muita gente pensa, apenas colocar a mão sobre a testa da pessoa que aparentemente está febril não é a maneira ideal para medir a temperatura. A forma exata e apropriada é utilizar um termômetro para realizar essa função. Ou seja, esse aparelho é extremamente útil e deve estar presente em todos os lares.

Orientação médica

Como foi explicado, a febre pode trazer benefícios ao nosso organismo. Por outro lado, a depender do valor da temperatura e do acometimento sistêmico, ela pode resultar em graves consequências que, por vezes, podem ser fatais! Por isso, diante de um quadro febril, é preciso buscar a orientação de um médico especialista e, em nenhum momento, fazer uso de medicamentos sem a orientação médica.

A hidratação é a melhor opção

Durante o quadro febril é necessário que a pessoa seja devidamente hidratada. Por isso está indicada a ingestão de água, chás, sucos, leite e gelatinas, que servem para repor o líquido perdido através do suor. Além disso, especialistas afirmam que a ingestão de líquidos pode contribuir com a redução da temperatura corporal.

Evite o uso de medicamentos sem orientação de um médico.

A febre é um sinal muito comum entre a população, em especial naquelas pessoas que apresentam um quadro infeccioso e, quando devidamente controlada, ela se torna uma aliada. É preciso manter a temperatura dentro dos limites adequados para evitar graves consequências, lembrando-se de busque a orientação de um médico e evite o  uso de medicamentos sem prescrição.

Leia também: Crianças com febre – saiba quando apelar aos antitérmicos.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.