Como é celebrada a Semana Santa pelo mundo

No dia 27 de março, no calendário cristão, a Paixão de Cristo é lembrada. Durante os dias que antecede essa data da crucificação de…

No dia 27 de março, no calendário cristão, a Paixão de Cristo é lembrada. Durante os dias que antecede essa data da crucificação de Jesus algumas celebrações são efetuadas por todo o mundo. A chamada Semana Santa termina no domingo de Páscoa, data em que os religiosos e tementes a Deus acreditam que Jesus ressuscitou. Nesse dia (8 de abril), as pessoas trocam ovos de chocolate como forma de relembrar a fertilidade e o nascimento.

Durante essa semana os cristãos celebram o sacrificio de Jesus e sua ressureição (Foto: Divulgação)

Durante essa semana os cristãos celebram o sacrificio de Jesus e sua ressureição (Foto: Divulgação)

Como é celebrada a Semana Santa pelo mundo

Em alguns países que comemoram essa data com mais tradicionalismo, ovos de galinha cozidos e enfeitados, compõem a comemoração da ressurreição de Jesus. No Brasil, como trata-se de um país aonde a maioria se declara Católico, é comum ver a encenação da Paixão de Cristo, que é incentivada pela Igreja.

Ovos de chocolate são trocados durante a Páscoa (Foto: Divulgação)

Ovos de chocolate são trocados durante a Páscoa (Foto: Divulgação)

Veja abaixa como outros países celebram a Semana Santa:

Bélgica e França: Nesses países o princípio é o mesmo. Os sinos não são tocados entre a Sexta-Feira da Paixão e o Domingo de Páscoa. Isso acontece por conta de uma lenda, que afirma que eles voam até Roma e quando voltam deixam cair os ovos pascais, como se fosse um presente. As crianças que moram na Bélgica produzem ninhos feitos de palha, onde segundo a lenda, os coelhinhos deixarão seus ovos.

Bulgária: Depois da missa da Quinta-Feira Santa, faz parte da tradição búlgara pintar ovos de galinha cozidos, além de se fazer pães pascais denominados kolache e kozunak. Após a fabricação e decoração dos itens, todos são abençoados. Cada pessoa pega um ovo e bate nos demais, sendo que o único que ficar inteiro representa sorte para o restante do ano.

Em algumas culturas os ovos de galinha cozidos fazem parte da tradição (Foto: Divulgação)

China: essa época do ano também é lembrada pelo Ching Ming. Os chineses visitam túmulos de seus ancestrais e deixam comidas e demais oferendas, pois acreditam que dessa forma vão satisfazê-los.

Leia Também:  Pessoas saudáveis tem menos chance de sobreviver após infarto

Estados Unidos: em algumas cidades norte-americanas faz parte da tradição fazer uma caça aos ovos em um espaço público, onde as crianças se divertem procurando os itens decorados. Os americanos têm o hábito de fazerem isso em casa também. Eles cozinham ovos de galinha, decoram e depois escondem.

Independente da sua crença e da forma que acredita ser a correta para a comemoração, aproveite a Semana Santa para renovar sua espiritualidade. Reúna a família, celebre a ocasião com amor e lembre-se de ajudar o próximo sempre. Dessa forma o significo da data será reforçado.

Top