Como dormir bem no verão: dicas

Muitos amam o verão incondicionalmente. O calor é um convite para passar uma temporada na praia, clube, casa de campo e ainda é propicio…

Muitos amam o verão incondicionalmente. O calor é um convite para passar uma temporada na praia, clube, casa de campo e ainda é propicio para fazer festas ao ar livre. Mas, nem tudo é motivo de comemoração. Por causa dos dias quentes demais, algumas pessoas não conseguem dormir direito. Para esse grupo que tem dificuldades de descansar durante à noite, em especial, no verão, separamos algumas dicas.

Leia mais sobre: Verão 2012: sobreviva ao calor com saúde

Para dormir bem no verão opte por travesseiros e lençóis de materiais que facilite a circulação de ar (Foto: Divulgação)

Porque não dormimos bem no verão?

Por causa do calor algumas pessoas acordam no meio da noite várias vezes. Ocorre que as altas temperaturas impedem que o sono chegue em seu estágio mais profundo, deixando alguns com um cansaço que atrapalha no rendimento durante o dia, causando a chamada “moleza” ou “leseira”. A longo prazo essa sensação pode evoluir para uma depressão.

Evite esses problemas mantendo o ambiente arejado sempre. Para isso, conte com o ar-condicionado, ventiladores e circuladores de ar. Mantenha as janelas e portas abertas sempre que possível, incluindo algumas horas depois que o sol de pôs. Se o local tiver muitos insetos, use repelente e outros tipos de inibidores, mas opte por deixar as portas e janelas abertas, para que o ar possa circular.

Além disso, e hidrate o corpo para evitar a transpiração excessiva. Ao contrário do que se pensa, beber muita água faz com que o corpo produza menos suor. Isso acontece porque a temperatura do corpo e os tecidos estarão hidratados corretamente. Então, tome pelo menos dois litros de água por dia.

Leia Também:  Customizar vestido de festa junina: dicas, fotos

Confira também: Dicas para curtir o verão com saúde

Uma boa noite de sono garante um dia produtivo (Foto: Divulgação)

Garanta uma boa noite de sono no verão seguindo algumas dicas

Para que sua noite de sono seja plenamente agradável durante o verão, confira algumas dicas.

– Pijama leve: O primeiro passo para ajudar o sono no verão é dormir com roupas leves, feitas de materiais que facilitem a transpiração e não absorvam o calor. Vestes de dormir feitas de algodão são muito apropriadas.

Mude o travesseiro: Seu travesseiro é de látex? Se a resposta for “não” é melhor começar a buscar um desse material. Isso porque o látex ajuda a manter a temperatura mais baixa do que os travesseiros tradicionais.

– Lençóis de linho e algodão: As roupas de cama de materiais sintéticos esquentam mais que o normal, por isso, opte pelo linho e algodão.

– Brechas nas janelas: Para que o ar entre e saia durante a noite, deixe a janela com uma brecha de abertura. Isso vai fazer muita diferença durante o sono no verão.

– Ventilador para o teto: Passar a noite  toda com o ventilador ligado e virado para o corpo não é uma boa ideia. Se quiser usar o equipamento durante o sono direcione as hélices para o teto. Assim, o ar circula.

– Limpe os filtros do ar-condicionado: Esse equipamento precisa estar limpo para não causar danos à saúde. Para que o sono bom no verão seja uma realidade constante, deixe o ar-condicionado no máximo a 24 graus, mais que isso pode causar resfriados, gripes e até problemas respiratórios mais graves.

Top