Verão 2012: sobreviva ao calor com saúde

Com a estação mais quente do ano acontecendo, é preciso ter muitos cuidados, pois as temperaturas elevadas podem fazer mal à saúde. Após a…

Por Editorial MDT em 14/02/2012

O calor aumenta as chances de sentir mal-estar.

Com a estação mais quente do ano acontecendo, é preciso ter muitos cuidados, pois as temperaturas elevadas podem fazer mal à saúde. Após a pesquisa realizada pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) foi demonstrado que quando os termômetros ficam acima dos 24 graus, os casos de problemas cardíacos, em especial, os infartos, podem subir até 11% da prevalência normal.
Fatores que contribuem

Durante o verão o corpo fica desidratado, a pressão arterial sobe, o colesterol fica concentrado no sangue e as crises respiratórias também são agravadas. Todos esses fatores contribuem para o desenvolvimento de problemas de saúde, em especial, o cardiológico.

Maior atenção aos hábitos de vida

A temporada de calor, em especial quando acompanhada pelas baixas umidades relativas do ar, é necessário ter mais atenção com a dieta, exercícios físicos, além de ter uma modulação adequada com o ar condicionado, um grande vilão dos pulmões. As altas temperaturas elevam o risco de morte cardíaca, como foi comprovado após pesquisa. Assim, conheça algumas dicas para se livrar de problemas futuros.

Alterando o estilo de vida:

• Realize atividade física, porém não se esqueça da hidratação;

• Opte por alimentos leves, como saladas e grelhados;

Pratique atividades físicas se preocupando sempre com a hidratação e evite horários com sol intenso.

• Evite a prática de exercícios físicos ao ar livre, principalmente nos horários mais fortes do sol, das 11h às 14h;

• Regule a temperatura do ar condicionado, de modo que não mudanças bruscas. O valor adequado é em torno dos 25 C;

• Ao se expor ao sol, utilize protetor solar. Os melhores fatores de proteção são a partir do FPS 30, independente da sua cor de pele;

• Abuse dos líquidos! Uma boa pedida seria a água de coco, além de nutritiva, possui um alto fator hidratante;

Consuma muita água no verão.

• Evite o consumo de alimentos gordurosos e salgados. As altas temperaturas já contribuem com o aumento da pressão arterial, assim consumir alimentos ricos em gorduras e de sal, estes podem aumentar ainda mais seu valor. O que seria muito maléfico a sua saúde;

• Evite o uso de maquiagens pesadas. Isto pode impedir que sua pele realize a transpiração de maneira adequada;

O verão é uma das estações do ano que mais colabora com o aparecimento de doenças cardíacas. Portanto, nada melhor do que alterar seus hábitos de vida, visando o melhor para sua saúde.

Top