Dicas para curtir o verão com saúde

É preciso cuidado redobrado durante o verão. Nessa época mais quente o despreparo e falta de prevenção podem trazer problemas e transformar esse período…

Por Editorial MDT em 30/12/2011

É necessário um cuidado redobrado durante o verão, para não acabar com a alegria do momento.

É preciso cuidado redobrado durante o verão. Nessa época mais quente o despreparo e falta de prevenção podem trazer problemas e transformar esse período tão maravilhoso em um pesadelo!

☰ CONTEÚDO

Cuidados com a pele

Durante o verão, é preciso tomar cuidado redobrado com a pele, não importa o lugar em que se toma sol, quintal de casa, piscina, praia ou clube. Os cuidados devem ser tomados independentemente da tonalidade do tecido cutâneo. A pele negra é naturalmente mais protegida do sol, mas isso não significa que está imune contra doenças causadas pela exposição solar.

Além da exposição ao sol sem proteção, outros fatores que podem trazer complicações são a transpiração excessiva, o contato com a areia ou água contaminadas e o compartilhamento de roupa de banho e toalhas.

As dicas são:

  • Aplicação de filtro solar diariamente, com fator de proteção adequado. O creme deve ser aplicado pelo menos uma hora antes de sair ao sol. Isso deve ser feito para que o cosmético fixe à pele e tenha melhor efeito. Além disso, é importante reaplica-lo a cada duas horas, em situações de muita transpiração e contato com água;
  • Usar roupas que permitam a transpiração;
  • Usar bonés ou chapéus;
  • Evitar exposição ao sol entre as 10 da manhã e às 4 da tarde;
  • Crianças menores de 6 meses não podem ser expostas diretamente ao sol;
  • Cuidado com superfícies que podem refletir os raios, queimando mesmo quem está na sombra, como água, concreto e areia;
  • Após expor-se ao sol, é importante que a pele seja hidratada, cremes que possuem vitamina E ou aloe vera são ótimos para hidratação.

Evite a exposição ao sol entre as 10 da manhã e às 4 da tarde.

Cuidado com os olhos

Os olhos também são alvos de agressão solar, isso se deve, principalmente, aos raios ultravioletas que podem causar doenças como catarata.

  • O uso de óculos de sol é fundamental. Deve-se garantir que a lente seja feita com boa matéria-prima e que garanta proteção contra os raios ultravioletas do tipo A e B (proteção UV-A e UV-B);
  • Use lenços descartáveis para a higiene dos olhos, evite coçá-los, não divida o travesseiro com mais ninguém, evite piscinas com água não tratada e mantenha os cuidados adequados com a lente de contatos. Essas são medidas para evitar doenças como a conjuntivite, que pode trazer muito incômodo.

Hidratação:

A perda de calor através do suor é uma das formas mais importantes de se manter a temperatura corporal adequada nessa estação tão quente, por isso, que a ingestão de líquidos, a fim de se manter a hidratação, é fundamental para evitar surpresas desagradáveis e visitas indesejáveis ao médico.

  • É recomendado um aumento na ingestão de líquidos, que pode ser feita através do consumo de frutas, sorvetes, sucos, água de coco e água mineral. Quando o assunto é hidratação, os refrigerantes devem ser evitados, porque possuem quantidades gigantescas de sal, além de não possuírem vitaminas;
  • Não espere ter sede para se hidratar. A sede é um sinal tardio da falta de líquido;
  • Ingira apenas água filtrada, fervida ou mineral.

Beba muita água durante o verão.

Alimentação:

É um aspecto que merece muita atenção. Nessa época do ano os problemas de saúde de origem alimentar aumentam de incidência, isso de deve principalmente ao fato de haver um maior consumo de alimentos fora de casa.

  • Escolha bem o local onde vai comer. Observe a higiene do ambiente, dos utensílios, dos alimentos e até do comerciante;
  • É recomendada a ingestão de frutas e verduras de cores variadas;
  • Longos períodos de jejum devem ser evitados, o recomendado é, no mínimo, 4 refeições por dia;
  • Cuidado com as dietas milagrosas.

O verão é a estação que mais tem a cara do Brasil. As pessoas passam o ano esperando por esse momento, que coincide com o tão esperado período de férias, onde o sol, piscina e muita diversão são garantidos. Porém, é necessário tomar os devidos cuidados nessa época, para não perder a alegria das férias.

 

Curta o verão com saúde!

Top