Como distribuir quadros na parede

Quando os quadros são dispostos no ambiente de maneira inadequada, a decoração fica totalmente comprometida. Dependendo da situação, as peças pendentes deixam de desempenhar…

Quando os quadros são dispostos no ambiente de maneira inadequada, a decoração fica totalmente comprometida. Dependendo da situação, as peças pendentes deixam de desempenhar o papel estético e criam um efeito que desvaloriza os demais elementos decorativos e comprometem todo o cenário. Veja aqui como decorar com quadros fazendo a distribuição de maneira correta nas paredes.

Sala de estar

Composição simétrica de dois quadros que ocupam a mesma parede. (Foto: Divulgação)

Obras de arte na paredes

Para acrescentar obras de arte nas paredes residenciais é necessário ter bom senso se preocupar com a compatibilidade entre as peças usadas. Deve haver ainda um diálogo entre o cômodo decorado com os quadros, uma empatia que com certeza vai refletir no bem-estar dos moradores e visitantes.

Apesar de parecer simples, a distribuição de quadros no espaço não é tarefa fácil. É necessário criar uma organização estética no cômodo e combater a poluição visual que prejudica grande parte das casas que apostam em obras de arte pendentes.

Dois ambientes com quadros

A composição apresenta vários quadros e com tamanhos diferentes.(Foto: Divulgação)

Dicas para pendurar quadros nas paredes

Confira a seguir algumas regras que podem ser úteis na hora de trabalhar com quadros na decoração.

• No caso de um quadro com significado importante ou que tenha sido pintado por um grande artista, é necessário destacá-lo na decoração. Escolha uma parede com visibilidade e pendure a peça. Feito isso, os móveis devem ser posicionados de uma maneira que destaque o quadro como principal elemento.

• Para que o quadro ocupe o espaço exato na parede, é importante que seu eixo esteja a 1,60m de altura do piso. Esta disposição valoriza a peça e facilita a visualização, já que se encontra na altura dos olhos de uma pessoa com estatura média.

Quadros com figuras geométricas

A Composição de quadros é muito utilizada para deixar o ambiente clássico (Foto: Divulgação)

Composição de quadros

• Para fazer uma composição de quadros, existe uma ordem clássica para pendurá-los na parede. As peças situadas na parede atrás do sofá devem manter 25 cm de distância do móvel e respeitar o campo de visão. Quando a obra de arte é colocada sobre um item mobiliário, sendo ele sofá ou aparador, é importante estar centralizado, tanta com relação a largura como também a altura.

Já no caso dos quadros pequenos, não dá para distribuí-los de forma aleatória no espaço vertical, é recomendado agrupar as peças numa única parede e adotar um critério para a ordem.

Quadros na parede da escada

Você pode dispor os quadros na parede da escada (Foto: Divulgação)

Arranjo de quadros

• Numa parede livre, ou seja, sem móveis encostados, é possível ousar um pouco mais no arranjo de quadros. Apesar da composição oferecer liberdade, vale se basear em um elemento que facilite o alinhamento das peças, como é o caso da porta.

 

Quadro retangular na parede

Um único quadro ocupa posição de destaque na sala de estar.(Foto: Divulgação)

Existem vários modelos de quadros

• Os modelos de quadro e a forma de posicionamento dependem do cômodo que será decorado. Às vezes a peça que apresenta afinidade com a proposta da área social da casa não combina com a estética do quarto e vice-versa. É importante ter este feeling para que a composição na parede não se torne desastrosa.






Top