Dieta para quem sofre de ansiedade

Dieta para quem sofre de ansiedade

A dieta para quem sofre de ansiedade é ideal para controlar a ânsia e o nervosismo que as pessoas enfrentam no dia-a-dia. Os alimentos…

Por Isabella Moretti em 03/12/2014

A dieta para quem sofre de ansiedade é ideal para controlar a ânsia e o nervosismo que as pessoas enfrentam no dia-a-dia. Os alimentos são selecionados pensando em controlar os males do estresse e proporcionar bem estar em todos os sentidos.

Dieta para quem sofre de ansiedade. (Foto: Divulgação)

A ansiedade é um mal que afeta todas as pessoas, em maior ou menor grau. Ela está relacionada a uma sensação de incerteza, angustia e perturbação. Alguns sinais indicam que os níveis de ansiedade estão fugindo do normal, como medo exagerado, preocupação contínua e falta de controle sobre os pensamentos.

As situações impostas pela vida moderna estão formando uma geração de pessoas ansiosas. A pressão no trabalho, a correria da rotina e os contratempos da vida pessoal são responsáveis por colocar os níveis de ansiedade nas alturas. Há muitas formas de combater esse mal, sendo que uma delas é através da alimentação.

Veja também: Como vencer a ansiedade sem medicamentos

Dieta para quem sofre de ansiedade

A alimentação ajuda a amenizar a ansiedade. (Foto: Divulgação)

A dieta para quem sofre de ansiedade tem um cardápio balanceado, cujo objetivo é regular os níveis de serotonina no cérebro e aumentar a sensação de bem-estar. Entre as principais apostas, vale destacar o consumo de triptofano, um aminoácido que aumenta a produção do neurotransmissor. Os alimentos que são fontes de minerais, ômega 3 e vitamina B6 também são bem-vindos à dieta.

Confira a seguir uma sugestão de cardápio para a dieta contra ansiedade:

Café da manhã: 1 xícara de café com leite desnatado + 1 fatia de pão integral + 1 fatia de peito de peru + 1 pêssego.

Lanche da manhã: 1 copo (200 ml) de suco de uva.

Faça refeições nutritivas e saudáveis. (Foto: Divulgação)

Almoço: 1 bife de carne vermelha sem gordura + 2 colheres de arroz integral com cenoura + salada de berinjela + 1 ovo cozido.

Lanche da tarde: 2 bolachas água e sal + 2 colheres de geleia diet + 1 xícara de chá de erva cidreira + 1 banana.

Jantar: 1 filé de peixe grelhado + 2 colheres de arroz integral + 1 prato de salada de alface + 2 colheres de espinafre refogado + 1 pedaço pequeno de chocolate meio amargo.

Ceia: 2 bolachas tipo maisena + 1 xícara de cappuccino diet.

Mais dicas contra ansiedade

• Durma oito horas por dia e preze pela qualidade do seu sono.

• Estabeleça horários para fazer as refeições e procure respeitá-los. O ideal é comer de três em três horas.

• Durante as refeições, mastigue bem os alimentos e procure saboreá-los.  Preste atenção no sabor, na textura e na temperatura.

Faça as refeições nos horários certos. (Foto: Divulgação)

• Quando a ansiedade parecer incontrolável, experimente tomar uma xícara de chá relaxante. As ervas mais recomendadas são camomila e erva cidreira.

• Adquira o hábito de praticar exercícios físicos para acabar com os picos de ansiedade.

Aposte na dieta para quem sofre de ansiedade e melhore a sensação de bem-estar no seu dia-a-dia.

Top