Como deixar o banheiro mais seguro para a criança

Em questão de segundos, uma criança pode se envolver em um acidente muito grave mesmo em ambiente doméstico. Para que isso não aconteça, é…

Por Editorial MDT em 06/09/2013

Em questão de segundos, uma criança pode se envolver em um acidente muito grave mesmo em ambiente doméstico. Para que isso não aconteça, é preciso ter alguns cuidados e precauções. Saiba mais sobre o assunto e veja como deixar o banheiro mais seguro para a criança.

É preciso ter cuidados redobrados com as banheiras. (Foto: divulgação)

Segurança da criança em casa

O banheiro é um dos cômodos da casa que deve fazer parte da lista de locais onde é necessário realizar prevenção de acidentes com as crianças. Apesar de parecer um ambiente seguro, vários acidentes acontecem nesse espaço e podem causar sérias consequências e colocar em risco a vida dos pequenos.

Um dos detalhes que merece atenção especial é a banheira. Um pequeno descuido pode provocar morte por afogamento, especialmente em crianças menores. Por isso, é essencial ter cuidados redobrados quando uma criança estiver tomando banho ou usando a banheira para se refrescar. O ideal é que a mãe fique sempre perto da criança durante o banho para prevenir acidentes mais graves.

É preciso ter cuidado com o acento do vaso. (Foto: divulgação)

Como deixar o banheiro mais seguro para a criança

1. Produtos de higiene: não são apenas os produtos de limpeza que podem ser tóxicos para as crianças. Os itens de higiene pessoal, enxaguantes bucais e outros devem ficar nos locais mais altos ou nos armários protegidos por lacres.

2. Porta e o vaso: quando não estiver sendo usado, a porta do banheiro deve se manter fechada. A tampa do vaso deve ficar abaixada. As crianças apresentam a cabeça mais pesada e os membros inferiores, já que elas perdem facilmente o equilíbrio e podem se afogar.

3. Piso: se o piso for mais liso, proteja-o com tapetes antiderrapantes. Tenha cuidado com as toalhas e tapetes que deslizam sobre o solo e que podem provocar queda nos pequenos. Mantenha o banheiro sempre seco e sem objetos sobre o piso, para evitar que a criança pise, escorregue e caia.

4. Remédios e objetos: é muito comum os adultos deixarem os medicamentos no armário do banheiro, mas quem tem criança deve evitar isso ou utilizar travas. A mesma regra é válida para produtos de limpeza, utensílios afiados, como aparelhos de barbear, tesouras, alicates de unha e outros.

Os remédios devem ficar longe do alcance de crianças. (Foto: divulgação)

O banheiro é um ambiente que exige cuidados redobrados com as crianças, já que pode gerar muitos acidentes. O ideal é inserir métodos de proteção no banheiro para que o pequeno fique em um ambiente seguro. Aposte nas dicas de como evitar os acidentes domésticos no banheiro.

Top