Como dar banho em bebês

Os bebês são bastante frágeis e, por isso, as mamães de primeira viagem têm muita dificuldade em dar-lhes banho porque nessa hora eles ficam…

Por Editorial MDT em 09/04/2012

O bebe também se diverte com um bom banho! (Foto: Divulgação)

Os bebês são bastante frágeis e, por isso, as mamães de primeira viagem têm muita dificuldade em dar-lhes banho porque nessa hora eles ficam escorregadios e com os corpinhos moles. Portanto, saiba como dar banho em bebês e pare de sofrer nesse momento tão relaxante para o seu filho.

Em primeiro lugar, separe tudo o que vai usar no banho da sua criança: roupinhas, toalha, sabonete e xampu, pois depois que colocá-la na banheira, não poderá mais se ausentar do lado dela.

Coloque a banheira em um local alto. Desse modo, você não precisará se agachar para banhar o seu bebê. De preferência, use o mesmo local em que trocará a roupinha dele para que ele não tome friagem. Pelo mesmo motivo, feche a janela e a porta do lugar.

Encha a banheira de água até atingir 10 centímetros de profundidade. A água não pode ultrapassar os 32 graus para não queimar a pele sensível do seu filho. Para tanto, utilize um termômetro ou molhe o seu cotovelo na água para saber se ela está boa para a criança.

Antes de colocar o bebê na banheira, passe pedaços de algodão úmidos nos olhos e no nariz dele porque as ramelas podem ficar difíceis de serem retiradas durante o banho.

Então, insira o bebê lentamente na água, começando pelos pezinhos. Coloque-o sentado na banheira, segurando-o pelo pescoço com uma das mãos e jogue água nele com uma caneca para que ele não sinta frio. Não é necessário o uso de esponjas, pois ele não estará tão sujo. Se ele não tiver muito cabelo, também não é preciso usar o xampu.

Segure o bebê firmemente pelo pescoço enquanto joga água no seu corpinho. (Foto: Divulgação)

Ao terminar o banho, retire o bebê da banheira e enrole-o imediatamente em uma toalha macia com capuz. Em seguida, deite-o em um local plano e dê-lhe pequenas palmadinhas com a toalha para secá-lo completamente. Agora, basta passar o talco, colocar a fralda e a roupinha no seu lindo bebê que ele estará cheirosinho.

Seque o bebê suavemente com uma toalha macia. (Foto: Divulgação)

Ao invés da banheira tradicional, você pode comprar um balde para dar banho no seu filho em uma loja especializada. Com ele, a criança consegue ficar sentada como se estivesse no útero da sua mãe, sofrendo menos traumas na hora do banho.

O balde faz com que a criança se sinta no útero da sua mãe. (Foto: Divulgação)

O mais importante na hora de dar banho em bebês é não deixá-los sozinhos em hipótese alguma, porque muitos acidentes podem acontecer em questão de segundos. Portanto, fique sempre de olho no seu filho, cuidando dele com muito carinho, atenção e amor.

Top