Cuidados antes e depois do sol

Durante o verão temos que tomar cuidados especiais antes e depois de se expor ao sol. Ao não cuidar corretamente da pele, podem aparecer…

São necessários cuidados especiais antes e depois da exposição solar.

Durante o verão temos que tomar cuidados especiais antes e depois de se expor ao sol. Ao não cuidar corretamente da pele, podem aparecer machas e até infecções. Como nessa época de calor muitas pessoas vão à praia, daremos dicas importantes de como cuidar do corpo para que nenhum problema de saúde apareça. Além disso, você descobrirá que seguindo nossas dicas sua pele pode se tornar ainda mais bonita.

Cuidados diários

Embora tenhamos que tomar cuidados especiais nessa época, é importante lembrar que os cuidados com a pele devem ser feitos diariamente, durante todo o ano, independente da época ou do clima.

Alimentação: Ao nos alimentarmos corretamente, nossa pele obtém os nutrientes necessários para se tornar bonita. Tenha uma dieta balanceada, rica em verduras, frutas e sucos. Evite frituras e alimentos gordurosos, que prejudicam a saúde do tecido cutâneo.

Limpeza: É importante lavar o rosto diariamente, para remover todas as impurezas e evitar o ressecamento do tecido. No caso de pele seca, lave o rosto apenas com água duas vezes por semana e use um esfoliante suave, para eliminar aqueles resíduos que ficam nos poros.

Já para as peles normais ou oleosas é indicado lavar o rosto com sabonete antioleosidade todos os dias. Use, também, um esfoliante quatro vezes por semana para eliminar o excesso de óleo da pele.

Uma outra dica importante é lavar o rosto após escovar os dentes, e não antes, para que os resíduos da pasta dental não irritem a pele.

Hidratação: Para peles oleosas é importante utilizar hidratante diariamente, para que ela se mantenha hidratada e saudável. A pele precisa de hidratação o ano todo, independente do clima.

Leia Também:  Olimpíadas nas redes sociais, atletas

Protetor solar: Não deixe de usar protetor solar todos os dias, mesmo se não estiver fazendo muito sol. Evite exposição solar prolongada. Os raios ultravioletas podem causar envelhecimento precoce e câncer de pele.

Lave o rosto com sabonete especial diariamente.

O que fazer antes de tomar sol

Antes de tomar sol, lave o rosto com sabonete neutro e passe o protetor solar específico para essa região. Se for possível, consulte um dermatologista para que ele escolha um protetor mais adequado a sua pele. É importante lembrar que você deve utilizar dois cremes diferentes, um para a região facial e outro para o corpo.

O creme que se passa no rosto deve ser livre de óleo. Os protetores normais são oleosos demais e incomodam a pele da face, por ser mais sensível. Já para o corpo, passe um creme do fator 30 em diante, para ter uma boa eficácia do produto.

Você pode optar também pelo uso de protetores labiais e capilares, para proteger o corpo inteiro. Utilize roupas leves e que não apertem, para não causar lesões na pele.

O que fazer durante a exposição solar

Não se esqueça de repassar o protetor a cada duas horas. Se estiver em piscinas ou praias, esse cuidado deve ser intensificado. Embora o creme não saia com a água, sua eficácia diminui.

Mesmo que esteja na sombra é necessário repassar o protetor. O mormaço, também pode causar queimaduras sérias na pele.

Beba muito líquido e evite a exposição direta ao sol por tempo prolongado.

Use chapéus, óculos de sol e roupas leves.

Não se esqueça de passar protetor solar mesmo quando o sol não estiver muito forte.

Cuidado com a pele depois do sol

Após a exposição solar, tome um banho frio ou morno, evite água muito quente para não ressecar a pele. Os sabonetes glicerinados ou hidratantes são uma boa opção. Depois do banho, hidrate bem a pele com loção ou gel, para ajudar a segurar a hidratação, evitando a perda de líquidos. Outra dica é utilizar cremes que possuem aloe vera ou azuleno, pois são calmantes e melhoram a saúde da pele.

Leia Também:  Concursos públicos abertos nesta segunda-feira somam 35,3 mil vagas

Para a face, pescoço e colo, produtos contendo vitamina C são a melhor opção. Eles combatem a formação de radicais livres e o consequente o envelhecimento do tecido. A vitamina C deixa a pele mais resistente aos efeitos danosos do sol. Evite uso de ácidos, como o retinóico, pois podem causar manchas e lesões quando exposto ao sol.

Nesse verão, e durante todo o resto do ano, cuide bem da sua pele e da sua saúde. Não se esqueça do protetor solar diariamente e de manter uma alimentação saudável.

Top