Como cozinhar feijão – 4 maneiras de cozinhar feijão

O feijão é o prato preferido dos brasileiros, tipo, 9 entre 10, comem feijão todos os dias. Uma combinação perfeita é o feijão com arroz, fica delicioso e possui nutrientes necessários que precisamos para repor as energias e aumentar a imunidade. Mas, nem sempre é tão simples assim, tem muitas pessoas que não sabem cozinhar feijão. Se você é uma dessas veja 3 maneiras que selecionei para você.

1-Feijão caseiro na panela de pressão

Ingredientes:

– 2 xícaras de feijão;

– 4 xícaras de água;

– Uma colher de óleo de soja;

– ½ cebola média cortada;

– 3 dentes de alho;

– 50gm de toucinho.

Modo de fazer:

Coloque o feijão de molho, por cerca de 2 horas antes do preparo. Eu costumo deixar de molho na água durante a noite, para cozinhar no outro dia (assim ele cozinha mais rápido). Despeje na panela de pressão o feijão, coloque a água, a cebola e tampe a panela. Depois que pegar pressão deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue o fogo e deixe a pressão da panela sair sozinha, abra e veja se o feijão está cozido. Sem a tampa deixe o feijão em fogo baixo, se precisar acrescente ½ xícara de água para o feijão ficar com mais caldo.

Para temperar o feijão eu corto o toucinho em cubinhos pequenos e coloco na frigideira para derreter e dourar, depois coloco o alho picado. Quando o alho estiver levemente dourado eu despejo na panela onde está o feijão cozido. Deixo ferver por mais 1 minuto tempero com sal a gosto. Está pronto o feijão caseiro com gostinho de quero mais.

Cozinhar feijão na panela de pressão é muito fácil e rápido (Foto: Divulgação)

 

2- Feijão na panela comum

Ingredientes:

– 4 xícaras de feijão carioquinha;

– 16 xícaras de água;

– Bacon;

– 1 folha de louro;

– Calabresa;

– 2 dentes de alho;

– 1 colher de sopa de óleo de soja;

– Sal a gosto.

Modo de fazer:

Deixe o feijão de molho por 12 horas, depois escorra a água e coloque na panela, acrescente a água do cozimento. Em outra panela corte o bacon e a calabresa e deixe fritar, acrescente os dentes de alho, deixe dar uma leve refogada. Jogue dentro da panela com o feijão, mais a folha de louro. Leve ao fogo e deixe cozinhar por cerca de 2 horas, ou até que fique cozido o feijão. Tempere com sal a gosto.

Você pode cozinhar feijão sem usar a panela de pressão (Foto: Divulgação)

 

3- Feijão preto na panela de pressão.

Ingredientes:

– 2 xícaras de feijão;

– 4 xícaras de água;

– 1 colher de banha de porco;

– 3 dentes de alho;

– Sal a gosto.

Modo de fazer:

Coloque o feijão em uma panela com água que cubra todo feijão. Quando a água levantar fervura, tire do fogo e escorra. Coloque o feijão na panela de pressão deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, deixe sair a pressão da panela e veja se o feijão já está cozido. Se ainda não estiver coloque por mais 15 minutos, mas verifique se tem água suficiente, para não pegar no fundo da panela. Tempere com sal a gosto.

Feijão preto cozido na pressão (Foto: Divulgação)

 

4- Feijão branco com legumes

Ingredientes:

– 3 xícaras de feijão;

– 6 xícaras de água;

– 1 cenoura sem casca cortada em rodinhas;

– 1 batata doce descascada e cortada em cubinhos;

– ½ chuchu descascado e cortado em cubinhos;

– 1 batata inglesa grande cortada em cubinhos;

– 1 colher cheia de óleo;

– 3 dentes de alho;

– 1cebola grande cortada;

– 1 Molho de temperinho verde;

– 3 ovos cozidos.

Modo de fazer:

Coloque o feijão branco de molho por 12 horas, depois escorra a água do molho e coloque na panela para cozinhar com os legumes e o óleo. Por cerca de 20 minutos. Enquanto isso pique o tempero verde e cozinhe os ovos. Depois do feijão cozido, tempere com sal a gosto, acrescente os temperos picados e os ovos cozidos e picados. Sirva quente.

Feijão branco com legumes, delicioso (Foto: Divulgação)

 

Espero que tenham gostado das receitas e dicas para cozinhar feijão que selecionei para vocês.

Reply