Como Controlar a Taxa de Diabetes

Um dos maiores males do século XXI é a diabetes, uma doença que atinge uma grande parte da população, por causa do excesso de açúcar no sangue das pessoas. Durante esse artigo, iremos mostrar algumas dicas para controlar a taxa de diabetes de uma pessoa que tem a doença.

Como Controlar a Taxa de Diabetes

Quando uma pessoa faz o exame da diabetes e confirma que a taxa está acima do normal, começa a ficar com medo, pois pensa que sua vida será cheia de restrições alimentares. Mas não é bem por ai. Todas as pessoas podem comer coisas que gostam, a diferença entre as pessoas que possuem diabetes é que elas precisam regular com bastante moderação e tomar alguns cuidados, ou melhor dizendo, hábitos necessários para fazer as coisas da forma necessária que não prejudique sua saúde.

O que recomendamos inicialmente é que se faça um plano alimentar com a ajuda de um médico nutricionista e um especialista no assunto, que irá mostrar algumas coisas que você poderá comer, baseado nas calorias que possui. Depois disso, também irá aprender a lidar com os medicamentos necessários em função da alimentação.

Temos que lembrar que não importa o plano alimentar que se faça por causa da diabetes, a alimentação recomendada para pessoas com a doença também deveria ser seguida por pessoas que não possuem esse mal, pois se trata de uma alimentação equilibrada e saudável para o nosso corpo, misturando carboidratos, gorduras e proteínas. O foco maior das pessoas diabéticas que mudam alguns hábitos alimentares passam a ser as verduras.

Também não podemos nos esquecer de carnes magras, alguns grãos integrais e frutas em geral. Alguns excessos desses alimentos também são perigosos, como já citamos anteriormente, e todo cuidado é pouco. Um dos principais inimigos da diabetes são os doces, frituras, refrigerantes, conservantes e gorduras de origem animal que são acumulados em nosso organismo de maneira exagerada.

O segredo em todo o momento é consumir com moderação, tendo em consciência a grande quantidade de diabetes que acabam sofrendo as consequências do exagero. O Ministério da Saúde desenvolveu uma coisa chamada de “dez passos para uma alimentação saudável”, que ensina as pessoas a se alimentarem de uma forma melhor para a saúde.

 

Basicamente, o primeiro passo diz que precisamos estabelecer horários para as refeições, e distribuir essa ordem em 5 ou 6 refeições diárias. Já o segundo passo ensina a pessoa a consumir alguns tipos de verduras, variando bastante com os horários estabelecidos e as refeições distribuidas entre o dia. A dica é consumir verduras, frutas e legumes.

Já o terceiro passo aconselha a ingerir alimentos ricos em fibras, como por exemplo: Frutas, cereais, feijões e verduras. Já o quarto passo ensina a evitar alimentos ricos em açucares, como é o caso de doces, balas, refrigerantes e chocolates. O quinto passo mostra que devemos consumir pouco sal de cozinha e dar preferência a ervas, como a salsa, o coentro e o orégano.

O sexto passo orienta a pessoa a diminuir o consumo de gordura nos alimentos, o sétimo passo diz que evitando o fumo e bebidas alcoólicas a taxa de diabetes irá baixar. O oitavo passo mostra que o diabético precisa ingerir muita água o dia inteiro, e o nono passo, diz que o peso ideal precisa ser sempre mantido. Já o décimo passo diz para que tenhamos uma alimentação saudável, aliada a exercícios físicos diariamente, tudo feito de maneira moderada.

Como manter a taxa de diabetes controlada

Alguns tipos de diabetes podem ser curados apenas se for controlado da maneira correta, inclusive sem precisar do auxílio de remédios. Quem tem diabetes deve semrpre seguir todos os passos citados para que o quadro clínico não seja agravado e haver maiores complicações.

No Responses - Add Comment

Reply