Como consultar o saldo de contas inativas do FGTS

Como consultar o saldo de contas inativas do FGTS

Como consultar o saldo de contas inativas do FGTS? Existem várias maneiras de verificar o saldo existente em seu FGTS, tanto pessoalmente quanto via…

Por Andre em 26/12/2016

Como consultar o saldo de contas inativas do FGTS? Existem várias maneiras de verificar o saldo existente em seu FGTS, tanto pessoalmente quanto via internet, e é sobre elas que vamos comentar a seguir.

Como consultar o saldo de contas inativas do FGTS (Foto: Reprodução Caixa)

O governo anunciou que vai liberar o saque de contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, permitindo que o trabalhador use esse dinheiro da maneira que quiser (você pode usá-lo para pagar dívidas, por exemplo).

Conta inativa do FGTS é aquela em que o empregado deixa de receber os depósitos feitos pelo empregador devido à extinção ou rescisão do contrato de trabalho. Anteriormente, o saque de contas inativas do FGTS só era liberado para quem estava desempregado há, no mínimo, três anos ininterruptos.

Como consultar o saldo de contas inativas do FGTS

Acessando o FGTS pelo site da Caixa (Foto: Reprodução Caixa)

Consultar saldo FGTS online é uma das maneiras de verificar quanto você possui em sua conta. Para tanto, acesse o site da Caixa e digite o NIS (PIS/PASEP) no campo específico (o número está na carteira de trabalho).

Também é preciso digitar a senha (se você nunca usou esse serviço clique em “Cadastrar Senha”, digite os dados solicitados e recomece o processo). Feito isso, clique em “OK”, e se tudo estiver certo, você será direcionado à página da sua conta FGTS.

O extrato das contas vinculada ao seu FGTS pode ser encontrado na internet (Foto: Reprodução Caixa)

Nessa página, clique na opção “Extrato Completo” para conferir o histórico de suas contas (ativas e inativas). Vale lembrar que o saque será liberado para as contas inativas de afastamentos de empregos ocorridos até 31/12/2015.

Além de consultar FGTS pela internet sempre que você quiser, usando esse serviço da Caixa, também é possível solicitar o envio de extratos do FGTS por e-mail. Basta clicar na opção “Extrato por e-mail”, na página da sua conta, e preencher os dados solicitados, para receber as informações sobre o depósito mensal em seu correio eletrônico.

Consultar saldo FGTS pelo celular

Também é possível consultar o Fundo de Garantia pelo app FGTS Trabalhador (Foto: Reprodução Caixa)

Outra opção bastante interessante é o aplicativo FGTS Trabalhador, que possibilita consultar os extratos a qualquer momento, na tela do smartphone. Neste caso também é necessário informar o NIS e a senha cadastrada, após baixar e instalar o programa.

O download gratuito do app do FGTS está disponível para Android, iOS e Windows Phone, lembrando que se trata de um aplicativo oficial da Caixa.

Há ainda outra possibilidade de consultar FGTS pelo celular. É que a Caixa oferece a opção de receber mensagens SMS com informações sobre o saldo vinculado à sua conta FGTS. Para ativar essa função clique na opção “Serviços no Celular”, no menu que aparece ao entrar na página da sua conta, fazendo o procedimento de consulta online citado acima.

Consultar saldo FGTS nas agências da Caixa

Outra opção é consultar FGTS nas agências da CEF (Foto: Reprodução Caixa)

E o trabalhador também consegue consultar extratos de contas inativas do FGTS indo a qualquer agência da Caixa, desde que esteja com o NIS em mãos. Para quem possui o Cartão Cidadão, a consulta pode ainda ser feita nos caixas eletrônicos da CEF.

Leia mais sobre esse e outros assuntos navegando pelo Mundo das Tribos.

Top