Como Conseguir Implante Dentário pelo SUS

Como Conseguir Implante Dentário pelo SUS

Como Conseguir Implante Dentário pelo SUS

Imagem: Divulgação

Larissa Alves 28/06/2021 Saúde

É possível conseguir implante dentário pelo SUS? Sim, e vamos explicar como você pode conquistar esse serviço e realizar o sonho de cuidar dos dentes. Afinal, a saúde bucal vai além dos cuidados higiênicos, mas também faz parte de quem somos e da nossa autoestima e nada como ter um sorriso bonito!

Como Conseguir Implante Dentário pelo SUS. (Imagem: Divulgação)

Como conseguir implante dentário pelo SUS?

A boca saudável garante mais saúde a vida de uma pessoa, no sentido de uma mastigação melhor, facilidade ao falar, respirar e até a segurança em se comunicar em qualquer situação.

Pensando nisso, o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece de forma gratuita serviços odontológicos e ortodônticos para prezar a saúde bucal dos brasileiros, inclusive o de implante dentário, que é essencial para a vida de uma pessoa. De acordo com uma pesquisa realizada por estudantes de odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de maneira geral, pessoas que recuperam os dentes melhoram sua qualidade de vida.

Situação do Brasil com a saúde bucal

Apesar do Programa Brasil Sorridente já ter beneficiado muitos brasileiros, ainda os cuidados bucais do brasileiros é preocupante. (Imagem: Divulgação)

Você sabia que o Brasil é o país com o maior número de dentistas no mundo? São mais de 300 mil profissionais até 2018, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia e de lá para cá muitos outros profissionais se formaram. No entanto, isso não significa que os brasileiros tenham uma boa saúde bucal. Infelizmente, uma pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que cerca de 55,6% dos brasileiros não se consultam com o dentista anualmente aumentando as chances de

As pessoas com 18 anos ou mais, 11% perderam todos os dentes. E infelizmente entre 41,5% dos brasileiros que estão acima dos 60 anos. Sem dúvida, esses dados justificam a importância social de políticas públicas como o fornecimento de implante dentário pelo SUS.

Como conseguir implante dentário?

Para ter ser beneficiado com um implante dentário pelo SUS é preciso conferir se o programa atende sua região. (Imagem: Divulgação)

No ano de 2004 foi criado pelo Governo o “Programa Brasil Sorridente”, considerado o maior de saúde bucal do mundo. O objetivo é justamente de oferecer acesso a tratamentos odontológicos gratuitos para os brasileiros de baixa renda, que não teriam condições.

Para iniciar o processo de implante dentário gratuito é preciso acessar o site oficial do Brasil Sorridente para verificar todas as informações se a sua região tem disponível o serviço de implante dentário.  Caso positivo, você pode fazer a solicitação no posto de saúde com seu cartão do SUS em mãos.

Confira neste link aqui se a sua região já tem cobertura do programa Brasil Sorridente.

Posto de Saúde da sua região

Será preciso realizar um cadastro no posto de saúde para agendar uma consulta de análise. Dependendo da região, pode levar algum tempo por conta da alta demanda de pessoas. Enquanto isso, você pode se preparar para a cirurgia de implante.

O agendamento será feito com especialista da área e pode demorar entre 30 e 90 dias, dependendo da urgência do seu caso. Os casos prioritários para atendimento pelo SUS são os de pacientes que sofreram acidentes, quando dentes importantes foram perdidos (como os dentes da frente) ou quando há dificuldade para mastigação e outros casos que afetem a qualidade de vida do paciente.

Como é o procedimento de implante dentário pelo SUS?

É preciso levar o processo com seriedade e seguir as recomendações do dentista. (Imagem: Divulgação)

O procedimento para implante dentário pelo SUS consiste em uma pequena cirurgia onde uma prótese dentária é inserida no paciente em poucos minutos. Porém, o tratamento não é indicado para todas as pessoas, pois é necessário estar em bom estado de saúde. Pacientes com diabetes, pressão alta ou doenças crônicas precisam receber acompanhamento médico para fazer esse procedimento.

Cuidados com o implante dentário SUS

É preciso seguir todas as recomendações do pré e pós operatório, com a realização dos exames antes da cirurgia  e o cuidado de se alimentar bem antes do procedimento. No pós- cirúrgico é recomendado que o paciente tenha uma alimentação liquida e gelada pelas primeiras 12 horas. Depois disso, ele pode começar a se alimentar com comidas pastosas. Somente após 24 horas a alimentação pode voltar ao normal, mas isso o profissional vai explicar em detalhes nas consultas.

Tratamentos odontológicos disponíveis no SUS

Além do implante dentário, o SUS oferece outros procedimentos de forma gratuita:

  • Retirada dos dentes do siso;
  • Tratamento para cáries;
  • Cirurgias dentárias (canal, por exemplo);
  • Tratamento para gengiva;
  • Exames para detecção de câncer bucal; e outros.

Uma dica caso seu agendamento demore muito para ser realizado pelo SUS, uma alternativa é consultar a disponibilidade de atendimento em Faculdades de Odontologia da sua região. Nesses locais o atendimento também é gratuito por conta dos estágios dos alunos. Vale a pena conferir.

Outros artigos

Sucos para combater a anemia

30/03/2012

Sucos para combater a anemia

Muitas pessoas sofrem com uma patologia que pode atingir qualquer um e por diversos motivos: a anemia. É importante consultar um médico, mas a cura também pode vir n...

Simpatia para ficar rico no réveillon 2015

20/08/2014

Simpatia para ficar rico no réveillon 2015

Simpatia para ficar rico no réveillon 2015 é o que você está procurando? Então saiba que existem muitas formas de atrair energias positivas na virada de ano. As simp...