Como combinar móveis na decoração da sala

A sala é o cartão de visita da sua casa, local onde os convidados e visitantes vão estar e será o ponto de encontro…

Por Redacao em 25/10/2011

A sala é o cartão de visita da sua casa, local onde os convidados e visitantes vão estar e será o ponto de encontro dos amigos que se reunirão em frente a TV ou mesmo no sofá para uma conversa mais íntima e agradável. Por ser um lugar tão visível, é necessário ter cuidados redobrados na hora de decorar o ambiente e combinar os móveis entre si, fazendo com que o lugar fique harmonioso e convidativo.

Ambiente pequeno

Não adianta encher um espaço pequeno com muitos móveis, escolha apenas o fundamental como sofá, apoios laterais, uma estante e mesa. E sempre mantenha uma visão aberta do ambiente todo. Para ampliar o espaço, opte por móveis feitos sob medida e use materiais como vidros e transparência, para dar leveza à sua sala de estar. Use espelhos na sala, mas com moderação.

Combinando móveis na sala

Escolha móveis com linhas retas que valoriza o design do móvel. A mesa da sala de jantar pode ser com tampo de vidro que também dá leveza ao ambiente. Opte por madeira clara e um sofá com estofado liso e tom neutro, no próximo tópico você verá que o sofá neutro permite combinações variadas de tapetes e cortinas!

Como combinar o sofá e almofadas com a cortina e tapete

Muitas vezes as pessoas compram peças separadas e na hora de fazer a combinação percebem que não ficou muito bom, para evitar isso o ideal é que você compre uma peça chave (que pode ser o sofá) e a partir dela faça a composição dos demais elementos da sala, como cortina e tapetes. Não compre quadros ou tapetes antes de escolher o modelo do sofá.

Se o sofá for neutro e em cor clara (bege ou branco), você pode brincar mais nas estampas dos outros acessórios, como fizeram as designers de interiores Andréa Bugarib, Betina Barcellos e Karina Salgado no ambiente demonstrado na foto acima. A cortina é feita de veludo, o sofá de linho, ambos variando tons de verde-fendi, mas com toques diferenciados. Para o tapete as listras caíram com perfeição, com tons variados que deram vida ao ambiente, mas sempre usando um dos tons do sofá (listras em tons de verdes).

As almofadas ficaram bem livres e abusaram da estampa em tons de verde (mas algumas foram neutras na cor branca), o que criou toda a harmonia da sala de estar, mesmo usando texturas variadas.

Hall de entrada

Se tiver espaço no hall de entrada você pode deixar um espelho para que as pessoas olhem o visual antes de sair, aquela última conferida na roupa, aproveite para deixar um porta objetos por perto, bom para nos dias de chuva deixar o guarda-chuva por lá.

Top