Como Aprender a Dizer não para as Pessoas

Todos nós temos dificuldade s em nossas vidas, sejam elas complicadas ou demasiadamente simples, com toda a certeza podemos dizer que ninguém se exime…

Por Redacao em 06/07/2011

Todos nós temos dificuldade s em nossas vidas, sejam elas complicadas ou demasiadamente simples, com toda a certeza podemos dizer que ninguém se exime de ter ao menos um ou outro problema ou dificuldade, pois todos estão a mercê delas e com toda a certeza temos que saber enfrentá-las em nosso dia a dia

Dentre esses problemas que nos deparamos, um deles é muito comum, o não saber dizer não. Algumas pessoas não sabem dizer essa palavra e muitas vezes se vêem prejudicadas por isso. Por não saberem dizer não, acabam fazendo tudo que lhes pedem e muitas vezes sem poder na realidade fazer. Ou então acabam cedendo a vontades dos outros, sem realizar seus próprios desejos e pretensões.

Dizer não é mais simples do que se parece, basta um pouco de coragem e determinação, que com toda certeza você irá conseguir. Em primeiro lugar não tenha medo de magoar as pessoas, pois se o outro que lhe pede algo também estivesse preocupado em te magoar ou não, jamais lhe pediria aquilo que te magoa ou lhe incomoda fazer, pois é exatamente isso que ocorre no exato momento em que você se vê sem coragem de dizer não e cede para aquele que lhe pede.

E outra coisa, tenha certeza que os seus verdadeiros amigos entendem quando você diz não, sabem o quanto é difícil encarar algumas fases e realizar determinadas tarefas, e sendo eles amigos, eles te conhecem o suficiente pra saber o quanto aquilo é difícil pra você e o quanto não lhe agradaria fazer, e caso fizesse seria somente por aquele que está lhe pedindo, amigos de verdade não nos colocam em situações assim.

Algumas pessoas que percebem que você tem dificuldade em dizer não se aproveitam disso para tirar vantagens sobre os outros, e exatamente neste ponto está um dos maiores problemas, pois se você já se vê incomodado com a situação, está nítido o interesse do outro e mesmo assim não tem a coragem de dizer não, muito mal pode estar sendo gerado e para ambos.

Saiba que as suas vontades são as prioridades e não as dos outros. Você tem que colocar os seus objetivos acima de todo o resto e não pode ser diferente disso. Aqueles que lhes pede pra fazer coisas que não gostariam estão priorizando suas próprias vontades, enquanto você deixando as suas para depois.

De fato ajudar o outro quando se pode e não irá lhe fazer mal, não tem absolutamente nada de errado e não saber dizer não nesses casos é natural, pois não lhe custa nada ajudar e qualquer dia pode ser você quem estará precisando, e muito irá pedir para quem ágüem também lhe diga sim e faça aquilo que está pedindo. Mas neste ponto é essencial que você saiba seus limites, conheça até onde você pode ir e deixe que as coisas fiquem agradáveis para todos.

Dizer não pode magoar, mas se você realmente quer ajudar o outro, uma das opções é deixá-lo fazer sozinho, cair e aprender a caminhar com as próprias pernas. Uma vez ou outra ajudar é fundamental, mas tornar algumas pessoas dependentes do seu sim pode ser mais prejudicial do que parece. Pense em você e depois nos outros, pois assim tudo estará na ordem natural das coisas e caminhado bem.

Top