Como aplicar insulina em casa

Os portadores de diabetes geralmente são submetidos à injeções de insulina várias vezes por dia. A aplicação com agulha e seringa é feita, na…

Os portadores de diabetes geralmente são submetidos à injeções de insulina várias vezes por dia. A aplicação com agulha e seringa é feita, na maioria das vezes, pelo próprio portador. Entretanto, essa aplicação gera muitas dúvidas relacionadas à técnica correta. Pensando nisso, selecionamos dicas de como aplicar a insulina em casa.

A barriga é um dos locais mais indicados para a aplicação da insulina. (Foto: divulgação)

Aplicação da insulina

A aplicação correta da insulina é a forma de garantir o melhor efeito sobre a glicemia. Porém, muitas pessoas cometem erros por falta de conhecimento sobre o assunto e quando não alcançam os resultados esperados sentem-se frustradas. Dentre os erros mais comuns estão às aplicações intramusculares, armazenamento da insulina no congelador e a reutilização das agulhas.

A ocorrência de erros na aplicação da insulina pode ser observada em pacientes jovens e idosos, com maior ou menor grau de instrução. As pessoas que estão fazendo uso da medicação injetável pela primeira vez tem se mostrado com maior facilidade para aprender a aplicar corretamente, já que ainda não desenvolveram hábitos errados.

A conservação da insulina deve ser feita corretamente. (Foto: divulgação)

Veja também resistência a insulina, o que é 

Como aplicar a insulina em casa

1. A limpeza do local deve ser feita antes da aplicação da insulina. Além disso, ela deve ser feita em ambientes sem risco de contaminação;

2. A aplicação deve ser feita com agulha de tamanho correto, formando um ângulo de 90º graus com a pele, para ser de forma subcutânea e absorção mais lenta. Se a agulha for inclinada, vai penetrar menos profundamente e a substância entrará de forma errada;

3. O armazenamento da insulina também é muito importante. Antes de ser usada, deve ser guardada na geladeira, longe do congelador.  Depois de aberto o frasco, ele deve ser mantido em temperatura ambiente, longe do calor excessivo;

Continuar Lendo  Dicas de Onde Passar Réveillon 2015 na Bahia

4. Cada aplicação deve ser feita em um local, escolhendo entre a barriga, parte anterior das coxas, parte posterior do antebraço e parte superior das nádegas. Segundo especialistas, os usuários de insulina rápida não devem aplicar dois tipos diferentes do medicamento no mesmo local;

5. Para diminuir o risco de contaminação é preciso fazer a higienização do local com algodão embebido em álcool, antes e depois da aplicação.

A aplicação da insulina deve ser feita corretamente. (Foto: divulgação)

Veja também plantas que combatem o diabetes 

A aplicação da insulina deve ser feita corretamente, por via subcutânea, para que os resultados sejam eficazes. É necessário ter cuidados com a aplicação, armazenamento e cuidados com higienização do local. Aposte nas dicas acima para aplicar a insulina em casa corretamente.

Top