Como aliviar dores no nervo ciático

PUBLICIDADE
A ciatalgia é uma terrível dor lombar que frequentemente atinge homens e mulheres.

O nervo ciático é o principal nervo dos membros inferiores. Ele é responsável em controlar as articulações do quadril, dos joelhos e dos tornozelos, além dos músculos posteriores das coxas, dos músculos das pernas e dos pés.

Apesar da sua grande função no corpo, o nervo ciático não é conhecido por isso. Ele é famoso devido a dor que causa, a famosa ‘ciatalgia’ (dor no nervo ciático). Devido a sua inervação, pode ocasionar dor em qualquer parte dos membros inferiores, incluindo desde a região glútea, até o dedão do pé.

Inflamação do nervo ciático

Ciática é a dor na perna sentida devido à inflamação do nervo ciático. Geralmente a dor tem início na parte posterior da coxa, irradiando até a panturrilha. Em alguns casos a dor pode se estender aos quadris e, até mesmo, aos pés. Grande parte das pessoas que sofrem de ciática relatam dificuldade no movimento e no controle das pernas.

PUBLICIDADE
A dor é gerada pela inflamação do nervo ciático.

Algumas causas de ciática

A principal forma de ciática é a ocasionada pela compressão da raiz do nervo na espinha lombar, a esta denominamos ‘ciática verdadeira’. Geralmente a compressão é causada pela existência de uma hérnia de disco, que é responsável em engrossar, alargar ou desalinhar a vértebra.  Outras causas de compressão do nervo são: doença degenerativa do disco, estenose da coluna lombar, espondilolistese e, até mesmo, tumores da coluna e infecções. Além disso, existe a ‘pseudo-ciática’ que é causada pela compressão de algumas partes do nervo ciático.

Aprenda a aliviar a dor.

  • Aplique compressas quentes ou geladas na área dolorida, isso ajuda a melhorar a dor;
  • Opte sempre por sapatos confortáveis. Se você for mulher, abandone os sapatos de salto alto, pelo menos nos dias de crise;
  • Tente não ficar parado na mesma posição por muito tempo;
  • Preste atenção aos sinais dados pelo corpo. Evite as atividades que parecem piorar ou ocasionar dor;
  • Sempre que possível, tente manter a coluna ereta;
  • Evite pegar peso em excesso.

Após aprender um pouco mais sobre a tão temida ciatalgia, siga nossas dicas para melhorar os sintomas. Caso estes não consigam ser diminuídos, procure imediatamente um atendimento especializado. Lembre-se de evitar sempre o uso de medicamentos sem o consentimento médico, caso contrário pode causar sérios danos a sua saúde.

Uma forma de evitar a ciatalgia é não usar sapatos desconfortáveis.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.