Dicas para Acelerar o Metabolismo

Procurando dicas para acelerar o metabolismo?  O metabolismo é o responsável por todas as reações bioquímicas que ocorrem dentro do organismo, gerando energia para todas…

Procurando dicas para acelerar o metabolismo?  O metabolismo é o responsável por todas as reações bioquímicas que ocorrem dentro do organismo, gerando energia para todas as atividades orgânicas, ou seja, para a manutenção da vida. Cada pessoa tem um ritmo particular para desenvolver esse processo.

Dicas para Acelerar o Metabolismo (Foto Ilustrativa)

Dicas para Acelerar o Metabolismo

Separamos aqui  algumas dicas para acelerar o metabolismo. E, para melhorar o processo, é necessário evitar as dietas rápidas, elas poderão alterar o metabolismo e causar o efeito sanfona. O ideal é a diminuição de alimentos calóricos e a prática da atividade física. É preciso algumas ações como essas delineadas abaixo:

Leia mais informações sobre: COMO ACELERAR O METABOLISMO, DICAS

 

Atividade física interfere no metabolismo e por isso é tão importante praticar (Foto Ilustrativa)

Atividade física

Fazer exercícios físicos sempre auxilia no metabolismo: caminhada, corrida, dança, musculação, desde que com frequência e com a orientação de um profissional, essas atividades auxiliam no gasto de energia facilitando a eliminação de calorias.

Se notar que o seu metabolismo está lento demais, procure o médico, pois pode haver algum problema como hipotireoidismo, que se for constatado, deverá ser tratado.

 

Alimentação é uma das principais ferramentas e deve ser trabalhada com um bom especialista (Foto Ilustrativa)

Alimentos e o Metabolismo

Alguns alimentos contribuem para a aceleração do metabolismo como as fibras. Elas são encontradas nas frutas, verduras, legumes, cereais integrais e farelos. É importante ingerir fibras, pois são alimentos que exigem mais tempo e trabalho para se processarem, estimulando o metabolismo.

Investir nos carboidratos, proteínas e gorduras do bem, porque colaboram em estabilizar o nível de glicose no sangue, evitando que você coma mais do que precisa, e também aumenta a energia e a ação metabólica.

Procure alimentar-se mais, (de 5 a 6 vezes) com pequenas porções equilibradas a cada 3 horas, pois se a pessoa passa muito tempo sem comer, o corpo entende que deve queimar lentamente as calorias e ainda poderá consumir seu próprio tecido muscular e, perdendo massa muscular, o metabolismo se altera.

Leia mais informações sobre: 5 FORMAS DE ACELERAR O METABOLISMO

 

Uma boa noite de sono é preciso para ajudar e equilibrar o metabolismo (Foto Ilustrativa)

Outros elementos importantes para o metabolismo

O sono também é fundamental para a ação do metabolismo. Deve-se respeitar o horário de repouso, procurando dormir as oito horas mínimas que o organismo precisa. A qualidade do sono influencia muito, um sono regulado e tranquilo favorece o funcionamento do metabolismo de maneira completa. Quando dormimos o nosso corpo queima calorias promovendo o emagrecimento.

Alimente-se nos mesmos horários, para que o corpo habitue-se, sabendo quando chegará comida para não fazer reservas.

Por último, beba muito líquido, sucos, chás e bastante água, pois ajuda a aproveitar tudo o que foi consumido, como se fosse um combustível do processo metabólico. Certamente você notará a diferença!

Quer mais dicas sobre saúde? Confira nossos outros artigos que falam desse e de vários outros temas, fique bem informado aqui no Mundo das Tribos! Pequenas dicas podem fazer uma grande diferença, quando o assunto é emagrecimento.





Este artigo possui 1 comentário

  1. Ariadne
    Publicado em 18/01/2012 às 4:17 PM [+]

    Estou fazendo uma reeducação alimentar e preciso saber em quanto tempo o meu metabolismo ficará mais acelerado.
    Estou comendo a cada 3 horas; fazendo exercicios areróbicos e musculação e ingerindo diariamente 1,5 de agua.

    Por favor responder.

    Obrigada!


Top