Receita caseira contra chulé: dicas

Para muita gente é só tirar o sapato e vem aquele cheirinho inconveniente. O chulé é um problema que pode afetar qualquer pessoa, mas…

Por Editorial MDT em 19/06/2012

Esse problema deixa muitas pessoas com vergonha. (Foto:Divulgação)

Para muita gente é só tirar o sapato e vem aquele cheirinho inconveniente. O chulé é um problema que pode afetar qualquer pessoa, mas acabar com o mau cheiro pode ser eliminado com alguns cuidados simples e diários. Os sapatos fechados, aliado a transpiração dos pés pode gerar uma situação bem desagradável, a bromidrose. Ela se desenvolve quando há facilitadores como suor excessivo nos pés, alterações endocrinológicas que podem levar a um aumento de suor e principalmente o ambiente.  Para saber mais sobre o surgimento desse incomodo, leia: Chulé: Por que Acaba Surgindo? Separamos algumas dicas importantes para eliminar esse mau. Confira.

☰ CONTEÚDO

Dicas

Sempre seque os pés muito bem após o banho, principalmente entre os dedos. Evite calçados fechados, pois eles aumentam muito a temperatura do ambiente e consequentemente aumentam a transpiração dos pés, além disso, não use o mesmo todos os dias. Sempre depois de usados os calçados devem ficar ao sol para eliminar as bactérias.

Prefira meias de algodão às de nylon ou poliéster, pois estas não permitem a “respiração” dos pés e troque-as diariamente. Às vezes é muito bom andar descalços, mas quando for fazê-lo evite pisos úmidos. Confira agora algumas receitas caseiras para ajudar a refrescar e melhorar o odor dos pés.

De adeus ao mau cheiro. (Foto:Divulgação)

Receita 1

200 ml de álcool comum

2 pedrinhas de cânfora

1 copo de folhas secas de menta ou hortelã

Misture o álcool com as pedrinhas de cânfora. Espere que elas dissolvam totalmente, esse processo demora uns 5 dias. Depois, acrescente 1 litro de água fervente às folhas secas de menta ou hortelã, deixe amornar. Deixe os pés repousarem nessa mistura por 30 minutos. Seque bem os pés e faça uma massagem entre os dedos com álcool canforado.

Receita 2

Faça um chá com meio litro d’água, duas colheres das de sopa de folhas de arnica e duas colheres de sopa de hortelã. Mergulhe os pés por 15 minutos. Seque bem e espere por pelo menos 10 minutos para calçar os pés.

É importante salientar que existem casos mais graves onde o mau cheiro é causado por micoses ou frieiras, e neste caso é indicado procurar um bom dermatologista para fazer um tratamento.

Leia também: Chulé – como tratar, como evitar.

Calçados de plástico devem ser evitados. (Foto:Divulgação)

Top