Colônias de férias para crianças: dicas

Você ainda não sabe com o que ocupar seu filho durante as férias de julho? As colônias de férias podem ser uma ótima opção,…

Você ainda não sabe com o que ocupar seu filho durante as férias de julho? As colônias de férias podem ser uma ótima opção, por oferecer atividades divertidas e lúdicas para as crianças. Na hora de escolher, por mais que o tempo que as crianças irão passar lá seja menor do que o que passam na escola convém observar com atenção as condições do local bem como a equipe de profissionais.

Alguns locais oferecem atividades artísticas e de reciclagem (Foto: divulgação)

Alguns itens devem ser verificados com cuidado na hora de escolher a colônia de férias. Se houver piscinas, por exemplo, é necessário averiguar se há cercas que tenham pelo menos 1,5 metro de altura – para não oferecer chance à criança de “escalá-la” – além de portões travados. Outra questão que deve ser observada é a existência de uma enfermeira para lidar com os primeiros socorros se houver um acidente. A escola precisa ter também uma lista com os contatos de todos os pais ou responsáveis para emergências como essas. 

Jogos não podem faltar (Foto: divulgação)

Diversão e aprendizado

Veja se a colônia possui em sua programação, atividades educativas que possam agregar algo ao conhecimento das crianças e auxiliá-las a desenvolver sua coordenação motora, ou sua percepção do ambiente. Mesmo que o intuito seja divertir os pequenos, uma sala de leitura com livros para diferentes idades é um diferencial.

As crianças podem ser reunidas por faixa etária (Foto: divulgação)

O cardápio do refeitório ou lanchonete também merece atenção dos pais. Verifique se as refeições são feitas seguindo padrões de higiene e avise se a criança possui alergia a algum tipo de alimento. Como briga de criança é difícil de evitar, convém ao espaço separá-las por faixa etária, para evitar que as de idade maior não brinquem junto com as crianças menores.

Leia Também:  Calçados Via Marte 2012

Leia também: Trabalhos manuais para crianças: dicas, ideias

Acampamento para crianças dicas para escolher

Dicas de segurança

A segurança é outro ponto que merece atenção, tanto com relação ao trabalho de profissionais que evitarão a entrada de pessoas mal intencionadas quanto à estrutura física, com grades nas janelas e extintores de incêndio em condições de uso. Antes de decidir entre uma instituição e outra, verifique estes itens e fique mais tranquilo, sabendo que deixou seu filho em um local seguro.

Top