Circuito das frutas em São Paulo

O interior do estado de São Paulo é um grande produtor de frutas, fazendo parte da movimentação econômica do Brasil. O circuito das frutas…

Visite o circuito das frutas e conheça belezas naturais, comidas típicas e plantações. (Foto:Divulgação)

O interior do estado de São Paulo é um grande produtor de frutas, fazendo parte da movimentação econômica do Brasil. O circuito das frutas é muito conhecido pela grande variedade de frutas e festas que são realizadas ao longo do ano em função do cultivo. Saiba mais.

Circuito das frutas

O circuito das frutas é uma região que abrange dez municípios circunvizinhos, caracterizados pela movimentação da economia rural através da fruticultura.

As cidades desse roteiro são fortemente influenciadas pela imigração dos europeus, tornando os municípios ainda mais atrativos. Possui fazendas centenárias e sítios históricos, com hospedagem e comidas típicas que atraem ainda mais os visitantes para o turismo rural.

Os dez municípios compreendidos são: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiai, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

Características de cada município

1. Morungaba: localizada nas colinas de um vale ao pé da Serra das Cabras, a cidade é muito tranquila e caracterizada por suas lindas entradas atrativas. A estância climática de Morungaba possui paisagens encantadoras e destaque para produção de frutas como figo, laranja e pêssego.

2. Itatiba: é conhecida em todo o mundo por seu setor moveleiro. Para os turistas é possível apreciar deliciosos cafés na fazenda e ainda visitar as plantações de caqui, morango e uva. Outra grande atração é o Zooparque Itatiba, que abriga mais 1.400 animais diferentes.

3. Valinhos: a cidade é muito conhecida pela produção de figo. Ela realiza anualmente uma das festas mais populares do circuito das frutas, a “Festa do figo” e a “Expo goiaba”. Essas festas reúnem exposições de frutas, artesanato, gastronomia e vários doces e receitas.

As festas e exposições de frutas são características dessa região.(Foto:Divulgação)

4. Vinhedo: a cidade é encantadora por suas ruas arborizadas e lindas. Ela é caracterizada pela gastronomia variada e pela movimentação noturna. O município realiza todos os anos a “Festa da uva”, que é muito conhecida por suas atrações culturais.

5. Indaiatuba: caracterizada por seus passeios de bicicleta em suas largas e lindas avenidas, é uma grande produtora de uvas e acerolas orgânicas. As “Festas da tradição” e das “Nações unidas” são as grandes atrações dessa cidade.

6. Louveira: esse município é caracterizado por suas belezas naturais, gastronomia e atrativos histórico-culturais. O maior destaque na produção é a uva Niágara, além dos  caquis, figos, pêssegos, ameixas e morangos. Todo ano é realizada a “Festa da uva”, uma grande atração da cidade.

7. Itupeva: grande produtora de mel, cachaça, vinho, morango, pêssego, leguminoso e verduras. Outra atração é o parque aquático, que recebe milhões de pessoas todos os anos. O município conta ainda com áreas para passeios a cavalos, caminhadas e ciclismo.

8. Jundiaí: conhecida como a terra da uva. Atualmente é a maior produtora de uva Niágara do país, produzindo ainda pêssego, morango, caqui e outras frutas. As “Festas do morango e da uva” são grandes atrações, além da “Festa da colônia italiana”.

Saiba mais sobre a festa da uva 2012 de Jundiaí 

9. Jarinu: grande produtor de pêssego, morango, ameixa e outras frutas. Possui uma culinária diferenciada e típica interiorana. É uma cidade com o melhor clima do mundo, entre 18ºC e 28 ºC. Destaca-se pela “Festa da ameixa” e do morango, realizadas anualmente.

10. Atibaia: localizada a 60km de São Paulo  é caracterizada como a cidade dos morangos. Possui vários atrativos naturais, festas típicas que atraem visitantes de vários locais em todo o país.

O circuito das frutas é conhecido pela produção de uma variedade deliciosa de produtos.(Foto:Divulgação)

Saiba mais sobre lugares turísticos do interior de São Paulo 

O circuito das frutas é, sem dúvida,  ótima opção para quem gosta de lazer, diversão e um excelente turismo rural. Para quem ainda não sabe onde passar as férias, o circuito das frutas é uma excelente opção de escolha. Para obter mais informações acesse o site do circuito das frutas e confira.


Top