7 de junho: Corpus Christi

Neste ano de 2012, o Corpus Christi é comemorado no dia 7 de junho. A data se revela muito importante para a Igreja Católica,…

O dia de Corpus Christi serve para celebrar e agradecer o dom da eucaristia.

Neste ano de 2012, o Corpus Christi é comemorado no dia 7 de junho. A data se revela muito importante para a Igreja Católica, motivando a realização de procissões e a decoração das ruas. O Corpus Christi acontece sempre na primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que é realizado logo depois da semana de Pentecostes.

A origem do dia de Corpus Christi

A palavra Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A data comemorativa foi criada em Século XIII, reforçando as tradições católicas sobre a presença de Jesus entre as pessoas. O responsável por tornar a celebração oficial de Corpus Christi foi o Papa Urbano IV, mas a confraternização já existia desde 1193, sendo uma iniciativa de Juliana de Cornellon, uma religiosa belga que tinha como objetivo honrar o corpo de Cristo.

A comemoração conta com ruas ornamentadas, missa e procissão.

Quando as comemorações de Corpus Christi começaram a acontecer por intermédio da Igreja católica, elas tinham como objetivo agradecer o dom da eucaristia, promover a fé cristã, pedir perdão a Cristo e protestar contra aqueles que não acreditavam na presença de Deus.

A cerimônia religiosa que acontece no templo é apenas uma das formas de celebrar a data. Os católicos também participam de procissões e enfeitam as vias públicas da cidade, usando materiais como serragem colorida, papel, isopor e flores. As figuras que aparecem na decoração da rua são simbólicas e fazem referência a Jesus (cálice, hóstia, pão, cruz, etc.).

Saiba mais: Enfeites de Rua para Corpus Christi

Corpus Christi no Brasil

No Brasil, as cidades costumam apresentar tapetes coloridos nas ruas durante o Dia de Corpus Christi, sendo assim uma forma de seguir os costumes da Igreja Católica. Em alguns municípios, os trechos ornamentados encantam os moradores e atraem turistas, como é o caso de Ouro Preto (MG), Pirenópolis (GO), Mariana (MG), Jaguariúna (SP), Castelo (ES), Cabo Frio (RJ), São José do Rio Preto (SP), Rodeio (SC), Santo André (SP), Santana de Parnaíba (SP), Matão (SP) e Jacobina (BA).

A data é caracterizada pelas ruas enfeitadas.

O dia de Corpus Christi no Brasil é celebrado com missa e a adoração ao Santíssimo Sacramento, que acontece através de procissões e ruas ornamentadas. Quando o grupo de fiéis caminha pela cidade, ele está procurando relembrar a trajetória do povo de Deus em busca da Terra Perdida. As pessoas que participam dos ritos de Corpus Christi se alimentam simbolicamente do corpo de Cristo, representado pela hóstia e o vinho.

Leia Também:  Tribos Brasileiras Indígenas

Depois de conhecer o significado do dia de Corpus Christi, aproveite o feriado.

Saiba mais: Pacotes feriado 07 de junho 2012, Corpus Christi

Top