Cinto com pedrarias: como fazer

Um vestido simples, de festa ou não, bem como outros tipos de roupa, podem ficar muito mais charmosos com acessórios bem escolhidos. O cinto, embora para muitas não seja algo indispensável, pode mudar completamente o visual, quando é feito com pedrarias. Você comprar pronto o acessório ou arriscar-se a fazer o seu, todo personalizado. O trabalho é simples, mas requer paciência e cuidados já que, se não for feito com muito capricho, pode deixar bem evidente o descuido. Veja como fazer cinto com pedrarias.

Cinto com pedrarias dá sofisticação ao visual (Foto: Divulgação)

Dicas para fazer cinto com pedrarias

Os modelos de cintos com pedrarias são inúmeros. Uns são bastante elaborados, exigindo conhecimentos específicos para o trabalho; outros, porém, podem ser feitos de maneira mais simples, usando-se apenas linha, cola especial, pedras diversas e um tecido.

Se você deseja ter um cinto para usá-lo com uma roupa específica (um vestido, por exemplo), vale a pena apostar num tecido bonito e neutro, bordando nele as pedras escolhidas. O veludo é um exemplo. Porém, qualquer que seja o tecido, é preciso ter atenção com as costuras da peça.

Ao bordar com pedrarias, verifique se as bordas do tecido escolhido ficarão expostas. É possível cobri-las com as próprias pedras, usando a costura das peças para fazer o próprio acabamento do cinto. Entretanto, se você não sabe como costurar as bordas, talvez o melhor a fazer seja pedir para alguém fazê-lo pra você.

Cinto fino e delicado, feito com pedrarias (Foto: Divulgação)

O cinto de couro ou materiais semelhantes pode ganhar pedrarias, também. Neste caso, o ideal é usar uma cola especial de artesanato, fixando as pedras na peça. A cola de silicone funciona muito bem e ainda não deixa marcas no cinto, pois é transparente. Mas é preferível, neste caso, adquirir pedras de tamanho pequeno, pois o atrito constante poderá fazer com que elas de desprendam do cinto, facilmente.

Como fazer cinto de pedrarias

Escolhas as pedras quem mais combinem com o estilo de peça que você irá fazer. Podem ser tamanhos grandes e pequenos, intercalados, cores semelhantes ou contrastantes, não importa. Algumas peças trazem furinhos, permitindo que sejam costuradas no tecido. Outra forma mais facilitada de fazer cinto com pedras é procurar pelas que têm perninhas que podem ser transpassadas nos tecidos. Elas são semelhantes ao spikes e facilitam muito a tarefa.

Um detalhe que faz toda a diferença, no visual (Foto: Divulgação)

– prepare o tecido que será o cinto, deixando, aproximadamente, 20 cm de sobra, nas pontas, para que a peça seja amarrada à cintura;

– num papel, crie o desenho que irá fazer no cinto. Isso facilita o trabalho e permite que o bordado fique certinho;

– transfira as pedras para o cinto, colando ou costurando, dependendo de sua escolha. Uma dica é usar chatons, que têm tamanhos bons e são fáceis de se bordar ou colar;

– caso queira um cinto bem elaborado e totalmente preenchido com pedras, a dica é usar entretelas. Este tipo de material é firme e fácil de ser transpassado. Verifique com o vendedor qual é a entretela mais resistente disponível.

Reply