CIEE Vagas de Estágio 2012

PUBLICIDADE

Durante os cursos do ensino médio, de graduação e técnico é comum que as instituições de ensino incentivem os alunos a fazerem estágio. De fato, trata-se de uma oportunidade que deve ser explorada ao máximo pelos estudantes já que é a melhor forma de aprender na prática tudo aquilo que é visto na teoria dentro da sala de aula. Alunos que não realizam atividades de estágio tendem a ter mais dificuldade de inserção no mercado de trabalho, pois é através do conhecimento prático e da rede de relacionamentos que um profissional tem contato com perspectivas melhores de trabalho.

Se você é estudante e está procurando por uma oportunidade de estágio, uma boa dica é se cadastrar no Centro de Integração Escola-Empresa (CIEE), que oferece muitas vagas no Brasil inteiro. A instituição, que é filantrópica e mantida por diversas empresas, trabalha com o objetivo de encaminhar estudantes para o mercado de trabalho através do estágio. Com mais de 40 anos de experiência, o CIEE conta hoje com mais de 24 mil empresas cadastradas, que oferecem as mais diversas oportunidades para o aluno. Além disso, o Centro tem unidades em todos os estados do Brasil, o que faz com que a abrangência de suas atividades seja nacional. Neste mês o site está com 8523 oportunidades de trabalho para estudantes.

Para se cadastrar, o aluno deve acessar o seguinte endereço: http://www.ciee.org.br . Lá, é preciso selecionar a opção Estudantes, em seguida Cadastro de Estudantes e seguir os passos informados. É importante ressaltar que os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Pernambuco fazem parte da categoria CIEE Nacional e tem sites separados, com outros processos de cadastro. Os links para essas unidades das instituições podem ser encontrados no site do CIEE.

PUBLICIDADE

Nova Lei de Estágio

Em setembro de 2008, o Governo Federal decretou uma nova lei relativa aos estágios. A mudança tornou a atividade mais profissional e organizada. Entre as principais alterações, destacam-se: carga horária de seis horas diárias e 30 horas semanais, podendo chegar a 40 horas, caso seja previsto no projeto pedagógico do curso; direito a recesso remunerado de 30 dias após um ano de estágio na mesma empresa; carga horária reduzida durante os períodos de avaliações periódicas ou finais; tempo máximo de contratação limitado a dois anos; liberação para que profissionais liberais devidamente registrados possam contratar estagiários; obrigatoriedade de bolsa-auxílio e bolsa-transporte; obrigatoriedade de contratação de seguro contra acidentes pessoais.

O estágio é classificado como um vínculo educativo-profissionalizante, que deve ser supervisionado e desenvolvido de acordo com o projeto pedagógico e a formação do aluno. Além da formalização do estágio, que por muito tempo foi uma atividade exercida sem padrões pré-estabelecidos, as mudanças na lei estão relacionadas a avanços no que se refere aos direitos sociais do estagiário.

Para conhecer a lei e tirar dúvidas, acesse o documento na íntegra: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11788.htm .

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.