Churros: aprenda a fazer em casa e também inove nos recheios

O churro é um doce de origem espanhola, por isso, muito difundido em países hispano-americanos, que vão desde o México até a Argentina e…

Por Editorial MDT em 04/09/2011

O churro é um doce de origem espanhola, por isso, muito difundido em países hispano-americanos, que vão desde o México até a Argentina e Uruguai. Entretanto, nesses países, o churro não é recheado como no Brasil, que inovou a receita principalmente com recheios de doce de leite ou chocolate. É difícil ver um carrinho de churros em uma pracinha da cidade ou em um evento e deixar de comer um, especialmente se eles estiverem sendo fritos na hora. O cheiro é delicioso e a sua textura, muito macia.

A receita do churro é simples e, por isso, os churros podem ser feitos facilmente em casa, contanto que você possua as formas para moldá-los. Elas podem ser compradas em lojas de festas ou em lojas de diversidades e custam barato. Se você não encontrar as formas, use um saco de confeiteiro com bico em formato de pitanga para que o churro fique em forma de espiral estrelada. Então, aprenda a fazer churros em casa.

Os ingredientes usados para fazer os churros são: 250 ml de água, 2 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de margarina ou manteiga sem sal, 1 pitada de sal, 200 g de farinha de trigo, 3 ovos, óleo para fritar e açúcar e canela misturados para passar os churros.


Para fazer a receita, aqueça a água em uma panela, abaixe o fogo e acrescente lentamente a margarina ou a manteiga e o açúcar, mexendo bem até que a margarina ou a manteiga derreta. Devagar, coloque a farinha de trigo e mexa bem até a massa se soltar da panela. Então, tire a mistura do fogo e acrescente os ovos, um por um, mexendo bastante até que a massa fique homogênea.

Agora, coloque toda a massa no saco para confeiteiro ou na forma para churros e deixe o óleo para ferver. Então, aperte o saco até que o churro saia no comprimento desejado, cortando-o com as mãos ou com uma faca, de modo que ele caia direto na frigideira para ser frito.

Após tirar os churros da frigideira, deixe-os em papel toalha para que o excesso de óleo seja retirado e passe-os pelo açúcar com a canela. A massa está pronta, então, basta colocar uma cobertura de doce de leite ou de chocolate cremoso. As crianças vão adorar!

Como o brasileiro é um povo criativo, não só o chocolate e o doce de leite recheiam essa gostosura. Sendo assim, aprenda a inovar nos recheios. Em casa, você pode usar geléias de morango, framboesa, goiaba, maracujá entre outras para incrementar os seus churros. No entanto, se você gosta de alimentos salgados, por que não rechear os seus churros com queijo, presunto e catupiry.

Em algumas casas especializadas, além do chocolate, do doce de leite e de outros recheios, o churros é coberto por castanhas, granulados ou coco. Use a sua imaginação e inove nos recheios. O churros é um alimento muito gostoso e que pode ser servido em qualquer época do ano, portanto, agora, com a receita em mãos, experimente fazê-la e seja criativa para agradar todos os gostos.

Top