Chinchila – conheça os cuidados necessários, dicas

Uma grande parte de indivíduos já ouviu falar sobre este animalzinho tão fofo que é a Chinchila. Além de serem lindos por natureza, estes bichinhos possuem uma inteligência fora do comum e habilidades impressionantes. Com tamanha hiperatividade, você ficará incrédulo com suas capacidades, que muitas vezes superam determinadas raças de cães.

Conheça mais sobre este incrível animal e tome os cuidados necessários

Sobre o Animal

Oriundos da Cordilheira dos Andes, parte destes animais foram levados para os Estados Unidos em meados do século XX, durante um período complexo na história dos Chinchilas. Muitas caçadas esportivas eram realizadas de modo que este bichinho já foi extinto por completo da natureza desde então. Todas as Chinchilas restantes e que vivem até hoje descendem das 11 trazidas pelo biólogo Mathias Chapman, que as salvou com a triste finalidade de confecção de casacos e outros artefatos.

Pela sua incrível inteligência e capacidade, muitas famílias decidiram por ter esta divertida e fiel companhia em suas casas, adquirindo Chinchilas como animais de estimação. Porém, a triste realidade do uso de sua pele ainda é latente e mesmo com variadas leis de proteção ao animal, nossas autoridades ainda não tomaram partido da causa. Felizmente, nós podemos contribuir em prol daqueles que não podem responder,  alertando nossos companheiros, participando de projetos relacionados e jamais adquirindo estes produtos cujo fruto provém do sofrimento. Sua manifestação é importante na elaboração de leis que em breve entrarão em vigor: contate a ONG Ativeg que está com o projeto em desenvolvimento na área e dê a sua contribuição consciente.

Fale por aqueles que não podem, dando sua contribuição consciente.

Conheça o comportamento

As Chinchilas são hiperativas e curiosas por natureza. Possuem uma grande necessidade de fazerem exercícios, sendo extremamente essencial que você disponha de um espaço em sua casa para soltá-las todos os dias e no mesmo horário. Estes animais são capazes de associar uma vasta gama de palavras, incluindo o seu próprio nome – é só você chamar que a sua ou o seu Chinchila prontamente lhe atenderá, depois de estar habituado e confiante.

É importante ressaltar que são animais sensíveis e possuem uma audição bem desenvolvida. Ficam muito assustados com barulhos ou gritos, portanto jamais grite com o pobre animal ou perto dele. Diferentemente dos cães, as Chinchilas demoram um tempo para ficarem confiantes e não gostam muito de serem pegas no colo – dê a ela liberdade para que  confie em você. Feito, ela passará a se comunicar com engraçados barulhinhos e a vir espontaneamente para o seu colo a fim de ganhar cafuné ou quem sabe alguns petiscos.

Cuidados

Antes de adquirir o seu melhor amiguinho é muito importante que conheça os cuidados necessários para uma melhor convivência entre você e o animal.

Clima

Como sua origem revela, estes animais são aptos ao clima frio e seco. Mantenha a gaiola em um local bem arejado, longe de umidade, vento e sol. Quando a temperatura subir, coloque sempre uma pedra de mármore fresca de um tamanho considerável dentro da gaiola –  pode ser facilmente encontrada nas marmorarias, de forma gratuíta.

Alimentação

As Chinchilas possuem um sistema digestivo sensível e sua alimentação deve ser equilibrada e balanceada. A água deve estar sempre fresca e á disposição do animal – troque-a diariamente, principalmente em dias quentes. A ração própria  (peletizada) deve possuir proteína bruta, fibras e minerais. Uma boa opção é optar pelas mais conhecidas que preferencialmente contenham bastões coloridos de mandioquinha, espinafre e beterraba – além de muito saudáveis, elas adoram!

Agrade sua Chinchila com uma alimentação saudável e saborosa

Reveze a disposição na gaiola de alfafa em rama e jamais se esqueça de oferecer a sua Chinchila pequenos pedacinhos de ameixa seca,  em dias alternados. Sua alimentação é constituída de alimentos duros e estes itens são essenciais para o funcionamento regular de seu intestino, que também é frágil.

Demais petiscos como uva-passa, maçã (sem casca) e grão de bico podem ser oferecidos por no máximo 2x por semana cada um. É importante alimentá-la sempre no mesmo horário e em quantidades pequenas. Os pestiscos devem ser moderados e principalmente os doces, por gerarem cáries. Jamais dê a ela as sementes oleagenosas como amendoins, amêndoas e sementes de girassol a fim de manter o organismo livre de gorduras impróprias para esta espécie.

Saúde dental

Pelo fato de seus dentes crescerem constantemente, deixe sempre à disposição do pequeno roedor brinquedos de madeira não tratada e livre de corantes e agentes tóxicos. Um fato curioso é que as Chinchilas adoram “roer as novidades” e por isso blocos de alfafa em cubos e cascas de coco seco também serão bem vindas para o desgaste de seus dentes.

As tocas de madeira são ideais para o desgaste dos dentes

Higiene

Assim como você cuida de sua higiene pessoal, conhecer os cuidados necessários com a limpeza do ambiente em que o animal vive é imprescindível. Na natureza, por eles não se estabelecerem no mesmo local que seus dejetos, sua vida era mais agradável e duradoura.

Jamais utilize jornais para o forro da gaiola de seu animal – eles possuem chumbo e rapidamente causam cânceres de pele ou em outros locais pelo contato ou ingestão. Limpe a gaiola no mínimo 3 vezes por semana, esvaziando a bandeja e passando álcool. Ao evaporar, passe um pano úmido e seque bem, inserindo uma nova camada de serragem. Procure varrer diariamente o ambiente de sua Chinchila e lave somente com água fervendo os comedouros e bebedouros toda semana, para evitar a difusão de bactérias.

Passeios

É importante lembrar que assim como todo animal, a Chinchila precisa fazer diariamente exercícios físicos. Pelo fato de saltitarem ao invés de caminharem, estes bichinhos não se adaptam às rodas como os hamsters, de modo que é essencial que passeiem bastante.

Proteja sua casa dos fios, objetos de vidro ou plástico, passagens estreitas  em que o pequeno roedor poderá entrar e principalmente de janelas ou sacadas. As Chinchilas pulam bem alto e por isso, supervisione suas brincadeiras – a diversão será garantida.

Brinque com sua Chinchila e garanta muitas risadas e boas lembranças.

Dicas importantes

Antes de comprar este animalzinho, procure orientações de profissionais experientes e conheça os cuidados necessários para manter o seu bichinho com todas as condições de saúde, higiene e bem-estar em dia. As lojas Toca da Chinchila, em Curitiba e Empório Chillan, em São Paulo fornecem animais saudáveis e produtos de altíssima qualidade – vale a pena conferir.

Por fim, ame muito a sua Chinchila, que ela com certeza irá lhe retrubuir da melhor forma, além de lhe dar  muito carinho, diversão e companheirismo. Bom divertimento!

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

2 Comments - Add Comment

Reply